2018/11/07

Google Maps testa relatos de acidentes e radares


Não é segredo que o Google Maps tem sentido alguma inveja das funcionalidades do Waze, e aos poucos a Google tem vindo a adicionar-lhe algumas das suas capacidades, como agora acontece com os relatos de acidentes e radares.

Embora ainda não haja risco de qualquer utilizador do Waze se sentir tentado a abandonar a app e se mudar para o Google Maps (o Waze continua a oferecer inúmeras funcionalidades extra que não estão disponíveis no Google Maps), a Google está empenhada em trazer algumas das funcionalidades mais críticas para o Google Maps.

Alguns utilizadores estão a ser surpreendidos pela capacidade de fazer o relato de acidentes e de radares na estrada no Google Maps - algo que a Google parece ter activado para um número reduzido de utilizadores. Infelizmente, esta funcionalidade parece estar ainda demasiado "verde" para ser lançada em grande escala, já que apenas parece ser possível fazer o relato de um acidente ou radar se se estiver no processo de navegação para um destino, mas não se apenas se estiver a circular sem destino marcado (sem rota definida).

Parece-me que será inevitável que o Google Maps vá ganhando funcionalidades "emprestadas" do Waze... mas ainda assim, penso que irá ser bastante difícil conseguir que os utilizadores do Waze se convertam ao Google Maps (a não ser que a Google propositadamente comece a boicotar e a piorar o Waze, como forma de forçar os utilizadores a mudarem para o Google Maps... mas já sabemos que esse tipo de tácticas raramente dá bons resultados: veja-se o Google+).

6 comentários:

  1. A sério que não entendo a google, a waze é deles, então porque é que não unem essa porra numa só app... É que estamos no ridículo do maps ter coisas melhor que o waze mas o waze tem coisas melhores que o maps, metam tudo na mesma app e deixem-se de merdas.

    ResponderEliminar
  2. Não podem fazer . Aquando a compra pela google foi salvaguardada essa situação para evitar que os gigantes comprem tudo e todos derretendo toda a concorrência... Que sem ela não ttinhamos metade do que temos. Não é descabido a não fusão. Acho mt bem que assim continue.

    ResponderEliminar
  3. O Waze gasta imensa bateria no meu telemóvel, ao contrário do google maps.
    As funcionalidades que o Waze tem de bom seriam bem vindas ao google maps, para mim.

    ResponderEliminar
  4. Para o mim ao google maps só lhe falta mesmo os radares, não preciso de mais nenhuma funcionalidade do WAZE porque o maps dá 20 a 0 em tudo o resto.

    ResponderEliminar
  5. App Radarbot em modo overlay por cima do Google Maps. Do melhor, para navegação com alertas automáticos de radares fixos (e nao só) ;)
    Até de moto com o telemóvel no bolso e conectado ao Intercom via bluetooth, ja não dispenso! 🤫

    ResponderEliminar