2018/11/19

Google prepara comentários nas pesquisas


A morte do Google+ não significa que a Google está disposta a deixar de tornar os seus principais serviços mais "sociais", e depois dos estabelecimentos no Google Maps parece que também as próprias pesquisas se preparam para ter comentários.

Enquanto de um lado se vai discutindo se a Google não estará a abusar no Google Maps, que até já tem mensagens entre utilizadores e estabelecimentos, a Google está prestes a dar os primeiros passos para adicionar comentários às próprias pesquisas no Google Search - algo que numa primeira fase começará a ser feito apenas para eventos desportivos.


Esta funcionalidade foi descoberta na app da Google, e já conta com uma página de suporte - o que significa que deverá estar prestes a ser disponibilizada de forma oficial. Para além de se deixar um comentário associado a uma pesquisa, será também possível responder a outros comentários e fazer "like" e "dislike".

Isto significaria que, de um dia para o outro, a Google teria um "quase-Facebook", com um alcance bastante mais vasto, permitindo lançar comentários que poderão ser vistos por milhões de pessoas.

Por outro lado, conhecendo-se as redes de desinformação e fake news, isto significa que a Google estará também a meter-se numa área bastante complicada, onde irá ter que lidar com todas as questões de difícil resolução associadas a tal funcionalidade. Estão a imaginar o que serão redes de bots a fazer "dislike" a comentários válidos, e a promover comentários extremistas para o topo das "contribuições"? Vamos ver no que dá... Seja como for, sem dúvida que será um bom momento para o fazer, em resposta ao descontentamento crescente com o Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]