2018/11/10

Google vai acelerar painel de "share" do Android


Há uma coisa que é ridiculamente frustrante no Android há anos, mas que finalmente parece estar a ser alvo de remodelação para se tornar bastante mais rápido: o painel de share.

O Android há muito que permite fazer partilhas de todo o tipo de conteúdos através de outras apps, e contempla - e bem - de isso ser feito dinamicamente, em função de novas apps que possam ir sendo instaladas. O problema é que o processo como o painel de partilhas pesquisa as apps disponíveis faz com que este menu seja lento a apresentar todas as opções (particularmente para quem tiver centenas de apps instaladas) e ainda mais quando começa a apresentar contactos na secção "Direct Share", que fazem mover os restantes icons - normalmente, no instante anterior ao de tocarmos naquele que queríamos, fazendo-nos falhar a opção pretendida.

É algo que tem intrigado vários developers, que se interrogam porque motivo este processo não é feito apenas quando se instala/remove uma app, de modo a que a lista de apps para conteúdo possa ser apresentado de forma imediata e sem atrasos... Mas felizmente, o Vice President of Engineering do Android já veio reconhecer esta situação e confirmar que o assunto está a ser tratado internamente, mas que se trata de uma tarefa complicada uma vez que implica refazer todo o processo usando uma outra estrutura ("push" em vez de "pull") que irá resultar numa experiência bastante mais rápida para os utilizadores.

Ficamos a aguardar... e de preferência que não seja algo que só fique disponível para o Android 10, senão é coisa que teremos que esperar mais 3 ou 4 anos até que comece a chegar a todos. ;P

2 comentários: