2018/11/30

Leitor / gravador de CD/DVD externo a €15

Para quem, por nostalgia ou obrigação, ainda tiver que lidar com CDs e DVDs, poderá fazê-lo recorrendo a um leitor/gravador externo via USB, que agora estão disponíveis por valores bastante acessíveis.

Hoje em dia já vai sendo uma raridade encontrar um PC com um drive óptico, e no processo perde-se forma de aceder a um eventual manancial de CDs e DVDs que se tenham acumulado ao longo das últimas décadas. Quer seja para revisitar velhas memórias fotográficas gravadas em CDs, ou backups que em tempos tinham sido gravados para DVD, é sempre conveniente ter disponível um leitor para estes formatos.


Este leitor / gravador externo de CD e DVDs da Topelek conta com um interface USB 3.0 e vem com ficha USB-A e adaptador para USB-C, deixando-o apto a ser utilizado por qualquer computador. E a melhor parte é que está disponível por apenas 15 euros - o preço mais reduzido de sempre, até à data, na Amazon.

É inevitável não recordar velhas memórias: o primeiro leitor de CDs (só CDs, que eram gravados a 1X, demorando mais de 1 hora cada um) a que tive acesso, tinha custado qualquer coisa como €2000(!), comprado por um grupo de amigos para dividir a despesa. Cada CD virgem custava algo como 20 ou 30 euros, e que facilmente se esfumavam caso alguém cometesse o erro de fazer abanar o computador durante o processo de gravação, ou se algum processo no Windows 95 decidisse ocupar um pouco mais do CPU, atrasando momentaneamente o fluxo de dados enviados para o gravador.

Enfim... relíquias de outros tempos... :)


P.S. O que me faz lembrar... ainda tenho lá em casa alguns spindles com algumas centenas de CDs e DVDs... Se calhar é desta que lhes vou dar uso. :)

6 comentários:

  1. Já é o segundo artigo (juntamente com as tomadas) que carreguei daqui hoje e o preço já não é o indicado, é por não ter prime ou a promoção foi bastante rápida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas promoções diárias da Amazon são quase sempre até às 23h, depois volta ao preço anterior.

      Eliminar
  2. Estava tentado, mas pus-me aqui a pensar se tirar um leitor de uma torre antiga não dará para usar para o mesmo efeito, será que dá? Afinal basta um adaptador como o dos discos externos, sata-usb, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente terá que ter uma alimentação externa, já que essas drives devem necessitar de mais potência que a que o USB é capaz de fornecer..

      Eliminar
    2. Por norma as caixas USB para discos/drives de 3.5" já vêm com fonte de alimentação.
      (Mas sim, é um dos pontos contra, face a estes drives "portáteis")

      Eliminar