2018/11/22

Microsoft Launcher para Android ganha Digital Health


Enquanto a Google vai insistindo em restringir o acesso às estatísticas de utilização no Android aos Pixel e dispositivos com Android One, a Microsoft aposta em fazê-las chegar a todos através do seu Launcher para Android.

Tendo perdido a batalha pelo segmento mobile, sem dúvida que a MS tem feito todos os possíveis para não ficar completamente de fora, disponibilizando toda uma vasta selecção de apps que fazem chegar os seus serviços tanto ao Android como o iOS. No caso do Android, temos até o seu MS Launcher, que vem com bastantes funcionalidades interessantes, e que agora passa a disponibilizar também uma secção de "Digital Health" que permite analisar a utilização que se está a fazer do smartphone / tablet.


Para além do tempo de utilização diário e semanal, podemos também ver quantas vezes desbloqueamos o smartphone por dia, quais as apps mais utilizadas (por tempo e por vezes que são abertas), e também aquela em que passamos mais tempo de forma contínua.

É o tipo de dados que seria conveniente ter em todos os dispositivos (não se percebe porque motivo a Google só o está a fazer para os Pixel e Android One) e que pode ser bastante revelador para a compreensão de como se está a usar / desperdiçar o tempo.


Não há nada melhor que ser confrontado com uma relatório que mostra que se está a passar três ou mais horas a olhar para o smartphone diariamente, para se fazer uma reflexão sobre se não estaremos a "abusar" e se não será melhor repensarmos esses eventuais excessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)