2018/11/01

Sonda solar Parker bate recorde de aproximação ao Sol


A sonda solar Parker tem por missão estudar o Sol, e já bateu o recorde de proximidade ao mesmo, passando a apenas 42.7 milhões de quilómetros - um recorde que, se tudo correr bem, será batido sucessivamente ao longo dos próximos anos.

Lançada há cerca de 80 dias, a sonda solar Parker vai estudar o vento solar, e para isso vai ficar em órbita do Sol durante os próximos anos, tendo que manobrar cuidadosamente para garantir que os seus instrumentos ficam à sombra do seu escudo solar. Neste momento, a sonda já bateu o recorde de proximidade ao Sol e também o recorde de velocidade, atingindo 246.9 mil quilómetros por hora - a mais rápida velocidade atingida por um objecto criado pelo Homem, em relação ao Sol.

Tal como o recorde da distância, também este recorde de velocidade irá ser superado pela sonda ao longo das múltiplas órbitas que irá fazer, esperando-se que em 2024 consiga fazer a sua aproximação mais próxima, a apenas 6.2 milhões de quilómetros do Sol, e veloz, atingindo os 609 mil quilómetros por hora.

Neste momento a sonda está a fazer a sua primeira aproximação, começando a recolher dados, que posteriormente irão ser transmitidos para a Terra ao longo das próximas semanas, quando se afastar do Sol e conseguir retomar as comunicações. Embora não esteja ainda nas órbitas mais próximas, o seu escudo solar já irá atingir temperaturas de mais de 430ºC devido à intensidade da radiação solar.

4 comentários:

  1. Mais informação que certamente nos fará perceber que a nossa percepção sobre o que pensamos saber sobre a nossa Estrela ainda carece de muito estudo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Aliás, sobre a nossa e sobre todas as outras, mas começando por aqui, será um enorme avanço para as restantes. ;)

      Eliminar
  2. É bom que a sonda vá bastante depressa que é para ajudar a refrescar :)

    ResponderEliminar
  3. Um painel solar ali deve dar para alimentar uma cidade. E qual vai ser o destino desta sonda? Duvido que consigam trazê-la de volta.. mesmo que fique numa órbita pequena o sol vai comela

    ResponderEliminar