2018/11/30

TVs OLED da LG para 2019 adoptam HDMI 2.1


A LG só vai apresentar os seus novos televisores OLED 2019 no CES no início do ano, mas há alguns detalhes que já estão revelados e que irão ser do agrado de quem estiver a pensar comprar um OLED no próximo ano.

Sem grandes surpresas, a LG continua a dominar o segmento dos televisores OLED (veremos se os microLEDs da Samsung virão revolucionar o mercado) e para 2019 a LG vai recorrer à segunda geração do seu processador Alpha 9. Isto deverá permitir obter imagens ainda mais nítidas e livres de ruído, e suportando conteúdos até 4K a 120fps (HFR) em HDR. Isto faz com que, para se poder tirar partido disto, estes televisores tenham que vir equipados com HDMI 2.1.

No entanto, estas novidades não deverão chegar a todos os novos modelos. Nos modelos deste ano, as séries C8, E8, G8 e W8 vêm equipadas com o Alpha 9, mas a gama B8 vem equipada com o processador Alpha 7 do ano passado. Por isso, é provável que nos modelos de 2019 a LG volte a fazer uma segmentação dos modelos que vêm equipados com o Alpha 9 2nd-gen, e quais continuarão a utilizar o Alpha 9 deste ano (num mundo ideal, seria uma pequena placa que os consumidores pudessem trocar para fazer upgrade dos seus painéis OLED para os mater actualizados!)

Vale-nos que pelo menos esta evolução contínua tem feito com que os preços dos televisores OLED fiquem cada vez mais acessíveis; embora me pareça que ainda há um segmento do mercado que a LG poderia explorar: a dos televisores de dimensões mais reduzidas. Há muitas que procuram televisores que fisicamente tenham que ter uma dimensão limitada, e neste momento não podem optar por um OLED, por muito que estivessem dispostos a pagar por isso.

Actualização: já é oficial.

2 comentários:

  1. Mas onde viste essa certeza de virem com HDMI 2.1 ?? Não vi em mais lado nenhum essa "certeza".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para suportarem 4K a 120fps em HDR será obrigatório que o façam. Mas, vamos esperar pelo CES e já se tiram as dúvidas. :)

      Eliminar