2018/12/19

ADATA cria SSD NVMe económico


Depois dos discos SATA tradicionais, o passo que se tem seguido tem sido a transição para os SSDs M.2, e a ADATA tem boas notícias para quem procurar um melhor desempenho sem ter que pagar muito mais por isso.

Há muito que os SSDs superaram as capacidades de transferência do barramento SATA que em tempos parecia oferecer-nos toda a velocidade que era precisa. Para quem puder, a recomendação actual é a de utilizar um SSD M.2, mas aqui surge o problema de que, estes SSDs M.2 existem em diversas variantes: modelos que continuam a utilizar um interface SATA, e modelos que utilizam um interface PCIe / NVMe. Estes últimos são obviamente os mais desejados... mas normalmente vêm com preço também inflacionado.

A ADATA anunciou uma nova série de SSDs M.2 - os XPG SX6000 Lite - que baixam a fasquia de acesso aos M.2 NVMe, e que mesmo recorrendo a memórias de custo mais reduzido, continuam a disponibilizar prestações interessantes, de 1.8GB/s em leitura sequencial, e com escritas que podem chegar aos 1.2GB/s nos modelos de 512GB e 1TB.


Os preços anunciados são de $65 para o modelo de 256GB, $98 para o de 512GB e $178 para o de 1TB. Valores estes que deverão tornar-se ainda mais competitivos face à enorme concorrência que tem havido neste sector e onde têm surgido inúmeras promoções que têm reduzido o preço dos SSDs para patamares irresistíveis (como aconteceu com o SSD de 2TB a cerca de 230 euros na Black Friday).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)