2018/12/19

Launch Center Pro 3.0 ganha NFC e atalhos da Siri


Os utilizadores com iPhones passam a ter mais uma forma de utilizar tags NFC para efectuar acções com o novo Launch Center Pro, embora o processo continue a não ser tão imediato como na maioria dos smartphones Android.

O Launch Center Pro, app que permite criar atalhos para acelerar todo o tipo de operações, da execução de apps à realização de certas tarefas, ganha na sua versão mais recente a capacidade para reagir a etiquetas NFC, de certo modo replicando aquilo que os utilizadores Android fazem há muito. No entanto, o processo não é tão simples quanto seria desejável.




Para começar, embora os iPhones tenham leitores de NFC desde o iPhone 7, só na geração mais recente dos iPhones XS e XR é que têm o modo de leitura sempre activo. Isto faz com que nos iPhones 7, 8 e X, o processo de leitura da etiqueta NFC tenha que ser iniciada manualmente, o que desde logo destrói todo o propósito de usar uma destas etiquetas para lançar uma acção automaticamente. Mesmo num  iPhone XS ou XR, continuará a ser necessário confirmar a acção com um toque no ecrã, que irá atirar o utilizador para o script a ser executado, antes de realmente chegar ao que se quer.

De melhor forma funcionam os atalhos da Siri, que permitem que se inicie uma das acções programadas através de um comando de voz; e esta versão permite também fazer o agendamento mais complexo, com horários múltiplos, de uma mesma acção.

Com a própria app Shortcuts da Apple a utilidade deste tipo de apps ficou seriamente afectada, e ainda mais pelo facto de que se trata de uma app que implica o pagamento de uma anuidade para se ter acesso a todas as funcionalidades. Ainda assim, para os chamados "power users", continua a disponibilizar coisas que lhes poderão ser úteis... e nada como experimentarem para ver se se adequa às vossas necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)