2018/12/20

Apple lança iOS 12.1.2 com animação "anti-Qualcomm" na China


Em resposta à suspensão da venda de iPhones na China conseguida pela Qualcomm, a Apple apressou-se a lançar o iOS 12.1.2, que vem alterar a animação do fecho de apps nesse território.

Nas batalhas entre os gigantes tecnológicos as patentes as armas de combate, por muito ridículo a que as coisas possam chegar. Aparentemente, um dos argumentos utilizados pela Qualcomm para justificar a proibição da venda de iPhones no território era a utilização de uma animação ao encerrar uma app, em que a app é atirada "para cima"; neste iOS 12.1.2, a Apple limitou-se a mudar esse efeito, passando a app encerrada a "desaparecer" no próprio sítio.

Considero completamente absurdo que seja possível patentear algo tão básico quanto uma animação de uma transição... mas por outro lado, temos que nos lembrar que nos tempos do Steve Jobs a Apple também defendeu com unhas e dentes gestos como o "deslizar para bloquear", ou o efeito elástico ao se puxar alguns elementos no ecrã, etc. etc. O tipo de coisas que infelizmente vai promovendo que se patenteiem todo o tipo de coisas ridículas... e que nem percebo bem como é que são permitidas: se bem me lembro, já o WebOS do Palm Pre utilizava exactamente esta animação de "empurrar para cima" para fechar as apps. Aliás, toda esta gestão das apps recentes / em memória do iOS é em tudo idêntica à que se tinha no WebOS.

No caso dos utilizadores Europeus, não têm que se preocupar com esta alteração, permanecendo a animação habitual da app.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)