2018/12/28

Denuvo atrasa significativamente alguns jogos


O sistema de DRM Denuvo tem sido considerado a maior praga entre estes sistemas, e agora temos um vídeo que mostra o impacto que tem nalguns jogos... e que contraria a promessa dos seus criadores de que "não afecta o desempenho".

O Denuvo - em tempos anunciado como sendo um sistema de protecção "incrackável" - tem sido criticado por abrandar significativamente os jogos em que é aplicado, e que tem levado a que vários estúdios optem por lançar actualizações que removem o Denuvo depois da fase inicial de lançamento do jogo (não que isso lhes sirva de muito, uma vez que jogos com Denuvo estão agora a ser crackados num prazo de um ou dois dias após o lançamento, o que invalida por completo o seu propósito, que só serve para angustiar os clientes legítimos).

Num teste que compara diferentes jogos nas suas versões com / sem Denuvo, fica demonstrado de forma clara que há diferenças que podem ser substanciais. Se é certo que nalguns jogos as diferenças são reduzidas, noutros há em que o tempo de carregamento passa a ser quase de metade (de 73 para 40 segundos), e abrandamentos no frame rate que chegavam a ser de 400ms que desaparecem por completo.

... Uma vez mais se comprova que, estúdios e developers que recorrem a este sistema de DRM, estão apenas a prejudicar os clientes que lhes pagam os ordenados... sem que com isso consigam evitar que os jogos continuem a ser pirateados, e que quem os pirateie fique melhor servido!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)