2018/12/28

Millitext - um tipo de letra com apenas 1px de espessura


Se pensavam que o mais pequeno tipo de letra tinha que ter um mínimo de 3x5 pixeis, preparem-se para ficarem assombrados com o que se pode fazer com um tipo de letra com apenas 1 único pixel de largura, como faz este Millitext.

O Millitext é um tipo de letra que tira partido do facto da maioria dos ecrãs a cores recorrerem a 3 subpixeis por pixel para produzirem as cores a partir das componentes RGB (vermelho, verde, azul). Se espreitarmos um monitor bem de perto, podemos ver que um pixel branco não é realmente branco, mas que consiste em três pequenas colunas com estas três cores, e que visto a maior distância resultam num efeito combinado de ser um pixel branco.

Este efeito pode também ser visto com maior facilidade se desenharem uma linha vertical de um único pixel em cor vermelha, e na mesma coluna, colocarem também uma secção de uma linha vertical com um pixel de espessura com cor azul. A maioria das pessoas será capaz de detectar que, mesmo estando tecnicamente na mesma coluna, esta linha vertical não coincide entre os traços azul e vermelho, efeito deste subpixeis estarem fisicamente em posições distintas.

No entanto, para este caso, é precisamente esta "falha que torna possível a criação deste tipo de letra de 1 pixel, usando cada subpixel  individualmente para transformar uma letra de 1 pixel em algo que no ecrã é transformado em 3 subpixeis.


Verdadeiramente impressionante - mas não se esqueçam que não funciona em ecrãs onde os agrupamento dos subpixeis não siga este alinhamento RGB, como é o caso dos ecrãs AMOLED com padrão pentile fabricados pela Samsung e utilizados em inúmeros modelos (incluindo os iPhone X e XS).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)