2018/12/19

Encomendas da Amazon estão a ser abertas antes de serem entregues


Esta época de Natal 2018 está a ser acompanhada por um fenómeno especial para quem faz compras na Amazon, com algumas das suas encomendas a chegarem com sinais bem evidentes de que foram abertas algures no percurso entre a Amazon e a casa do cliente.

Sendo cliente Amazon Prime, faço com regularidade compras nas diversas lojas Amazon europeias (Espanha, França, Itália e Alemanha - e mais raramente na do Reino Unido). É por isso normal que todos os meses receba um ou dois pacotes da Amazon, sem qualquer incidente a não ser a surpresa ocasional de por vezes as encomendas chegarem alguns dias antes da data previstas. Mas nas últimas semanas, algo mudou.

Recentemente, recebi uma encomenda da Amazon Espanha que vinha com a fita da Amazon cortada, e com fita cola normal por cima para manter a caixa fechada. Uma situação estranha que reportei de imediato através do chat da Amazon (sempre com a enorme simpatia dos assistentes), mas que se ficou por aí, uma vez que não faltava nenhum dos produtos comprados.

A coisa mudou de figura quando nos últimos dias, noutra encomenda vinda da Amazon Alemanha, acontece precisamente a mesma coisas. Mais uma vez vinha a caixa com a fita cortada, com fita-cola por cima; mas novamente sem que faltasse nada no interior. Mais estranho, é que a par desta encomenda tinha recebido mais duas no mesmo dia, que vinham intocadas. Mesmo sendo uma amostra extremamente reduzida, desde logo comecei a notar a "coincidência" de que ambas as caixas que tinham sido abertas eram caixas que tinham uma dimensão razoável, com as mais pequenas a terem passado sem incidentes.


Um mini-inquérito rápido entre alguns membros da comunidade AadM revelou que isto não será um caso isolado. Há mais pessoas que têm notado o mesmo, alguns dizendo que isso lhes acontece de forma consistente.

... Não faço ideia do que se possa estar a passar no trajecto, mas fica o alerta para que tenham cuidado redobrado ao receber as encomendas da Amazon, e que verifiquem cuidadosamente se está tudo como deveria estar. Felizmente, em caso de qualquer problema, a Amazon tem a tradição de "o cliente tem sempre razão" e rapidamente se prontifica a reenviar o produto ou reembolsar o cliente. Seja como for... espero bem que estejam a activar procedimentos internos para averiguar o que se está a passar.

21 comentários:

  1. Boa tarde,
    Confirmo, na semana passada, recebi duas encomendas da Amazon ES de empresas de transportes diferentes e ambas as encomendas tinha vestigios de ter sido abertas, no entanto não havia artigos em falta.

    ResponderEliminar
  2. Em outubro tive um problema pior, o caixote veio selado mas o produto em si (umas lampadas phillips hue) vinham com fios electricos a fazer peso, alguém no caminho do fornecedor para a amazon tinha trocado o conteudo todo...
    Valeu o suporte da amazon, que enviou um novo em super express e em 2 dias tinha o produto...

    ResponderEliminar
  3. Há um par de meses encomendei um equipamento para vigiar bebés e a caixa vinha aberta num canto e a fita cortada, foi amassada para parecer que rebentou por acidente, mas no cartão notava-se um corte limpo, devem ter usado uma câmara para ver o que vinha dentro.

    ResponderEliminar
  4. Tive um caso similar e questionei o transportador na hora: disse-me que as fitas não são resistentes e rompiam e que as vezes colocavam novas fitas para que as caixas se mantivessem fechadas. Como nada faltava não dei mais importancia ao caso

    ResponderEliminar
  5. Hoje recebi uma caixa (média dimensão). A fita não estava violada, mas, de um dos lados, existia um pequeno golpe, talvez tenham inserido uma câmara por esse orifício (como sugere o Luís M.). No interior, estava tudo ok, no entanto, como o artigo vinha embrulhado, pode ter tornado menos tentador arriscar abrir a caixa por um artigo não identificável!

    ResponderEliminar
  6. Agora que estão a falar nisso... Realmente, também já recebi outras caixas que tinham a fita, mas vinham com um "furo" que tinha atribuído ao simples manuseamento; mas que realmente me parece ser bastante mais provável ter sido feito propositadamente para espreitar o interior! o_O

    Nem sequer tinha relacionado os dois casos, mas faz sentido.

    ResponderEliminar
  7. Ainda no outro dia reparei no mesmo vindo da GLS, encomeda da Banggood e não da amazon, mas o plástico exterior aberto, a caixa da encomenda aberta, fecharam com fita-cola da GLS mas não faltava nada. Da amazon nunca me aconteceu.

    ResponderEliminar
  8. Recebo várias encomendas vindas de um vendedor mais ou menos 'amador' no Reino Unido (excelentes negócios, preços baixos em artigos usados e etc. - mas por vezes, algum desleixo no empacotamento...)

    Quando vem pela DPD / SEUR, é habitual chegar aqui com a fita-cola original rasgada (aparentando por ter sido colocada pouca fita que sofreu agruras pelo meio do caminho) e a DPD / SEUR coloca segunda fita por cima, mas sempre ora com o logotipo DPD ou SEUR.

    No vosso caso, a fita que é colocada por cima da primeira é transparente e sem logotipos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SEUR? Do pior que apanhei até hoje.
      E deixarem a encomenda à porta e rabiscarem/falsificarem a assinatura do destinatário?
      Ainda por cima, o mesmo tipo, no dia seguinte, com outra encomenda, tem a lata de me perguntar se eu tinha visto a encomenda...
      Depois de lhe dizer que não e que tinha um valor de 450€... E que já tinha feito queixa com testemunhas do que ele tinha feito. Pode ser que aprenda... Mas duvido.

      Eliminar
    2. A SEUR não é a única. Eu faço muitas encomendas da Amazon Prime da Alemanha e as várias empresas (Hermes, DHL) também abrem as encomendas, às vezes dizem que não estou em casa... quando estou, e já deixaram o pacote na rua cujo conteúdo foi roubado.

      A mim parece-me que são os das transportadoras (receção, central de distribuição, etc) que abrem os pacotes a ver se tem algo de interesse: se tiver aliviam o conteúdo e sabem que a Amazon devolve; se não tiver fecham novamente. Também já me aconteceu de demorarem imenso e a razão foi terem danificado o pacote e terem tentado "desdobrar" a peça e colar novamente tudo... em 99% dos casos é culpa da transportadora.

      Eliminar
  9. Tambem me a aconteceu o mesmo ontem, vinha aberta mas completa

    ResponderEliminar
  10. Estava com receio das compras na Amazon no período de Natal se atrasarem, mas não estou a notar nada. O ano passado comigo foi muito complicado.

    Quanto aos embrulhos francamente nem ligo, sempre me pareceu os embrulho em cartão eram feitos à pressa nos armazéns da Amazon e daí os buracos. Que são embrulhados à pressa é mais que provável.
    Quanto à fita cortada, hoje recebi uma embalagem com quatro produtos distintos. Não se pode dar o caso de terem cortado a fita para pôr mais um? A fita azul não volta a colar (isso experimentei) pode ser preciso pôr uma fita cola mais forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens produtos de vários fornecedores pode acontecer de o último não ter fita da Amazon; mas na maioria dos casos são os distribuidores das entregas que abrem para ver ou pelo menos tentar o que está dentro...

      É que há produtos que vem em caixa mal fechada e outros até visíveis o que são, segundo o interesse seguem caminho ou levam outro destino...

      Eliminar
  11. Também me aconteceu uma parecida mas da amazon.fr, o selo vinha danificado mas a caixa continuava fechada com uma fita, dentro estava tudo e não faltava nada e estava tudo selado, pensei como a caixa é grande, durante o transporte de ter passado em algum lado e partiu a fita, mas é a primeira vez que me aconteceu

    ResponderEliminar
  12. Hoje recebi uma encomenda de França, via DHL e vinha aberta com fita a dizer: aberto verificação alfandegária... penso que devem andar com alguma suspeita ou a tentar verificar os redirects chineses... foi muito estranho, nunca me aconteceu.

    ResponderEliminar
  13. Ainda hoje fiz vídeo sobre duas encomendas que recebi da chronopost em que me trocaram o conteúdo das encomendas: https://youtu.be/VAHjiHvkQuA
    Possivelmente alguem na transportadora sonda as encomendas se não interessar fecha e entrega com tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,

      Já usou este serviço?
      https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

      Eliminar
  14. Já agora. O Prime tem vantagens na entrega para Portugal? Ou só para moradas de Espanha? Tipo entregas mais rápido gratuitas. Etc.

    ResponderEliminar