2018/12/31

Facebook prepara Messenger para resistir às mensagens de ano novo


A entrada num novo ano é normalmente acompanhada por uma dose ultra-elevada de mensagens, e o Facebook tem tudo a postos para garantir que o Messenger esteja apto a lidar com a sobrecarga de mensagens que se esperam dos seus 1.3 mil milhões de utilizadores.

Para aguentar com a carga de mensagens a equipa do Messenger tem em operação diversos sistemas concebidos para garantir que o serviço se mantém funcional, mesmo em caso das coisas irem para além do que é esperado. Por exemplo, se os servidores começarem a ficar sobrecarregados e com dificuldade em lidar com o fluxo de mensagens, têm a inteligência suficiente para dar prioridade às mensagens e baixarem a prioridade das actualizações dos estados das mesmas (os indicadores que mostram se o recipiente já recebeu a mensagem ou se já a leu).

Noutros casos, podem ser agrupadas mensagens para um mesmo destinatário, que podem representar um pequeno atraso adicional de algumas centésimas ou décimas de segundo, mas que também permitem poupar recursos ao tratar múltiplas mensagens como se fossem apenas uma só.

Com isto, o objectivo é que o serviço continue a manter-se funcional, mesmo se isso tiver que ser conseguido à custa de alguns pequenos atrasos que serão imperceptíveis, ou em detalhes que os utilizadores não levarão a mal... desde que as mensagens continuem a chegar ao destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)