2018/12/31

Monitores OLED chegam em 2019 ao mercado?


Depois de já terem demonstrado as suas mais valias nos smartphones e nos ecrãs dos televisores, em 2019 deveremos começar a ver os ecrãs OLED chegarem finalmente aos monitores dos computadores.

A JOLED (cooperação entre a Sony e Panasonic) tem estado a demontrar vários painéis OLED para diversas aplicações, incluindo a de monitores OLED para computadores. Um dos modelos consiste num painel OLED Full HD de 21.6", mas o mais interessante será certamente a versão que mantém os 21.6" mas aumenta a resolução para os 4K, e que será o painel utilizado pela Asus no seu futuro monitor ProArt PQ22UC.


Curiosamente, a JOLED tem um painel que seria ainda mais atractivo, com 27" e resolução 4K, mas que a empresa está a direccionar para aplicações de smart displays e não como monitor (poderá ter a ver ainda com a questão da retenção de imagem, que neste painel não seja tão robusta quanto a do painel de menores dimensões?)

Se em aplicações de "TV" os painéis OLED já demonstraram não ter motivos para preocupações - a não ser nalguns casos extremos - em utilização como monitor as coisas complicam-se drasticamente, pois é bastante mais comum ter partes do ecrã com conteúdos estáticos que se mantêm permanentemente durante horas, dias e meses. Parece que em 2019 começaremos a por à prova a capacidade dos monitores OLED lidarem com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)