2018/12/06

Google encerra Allo em Março de 2019


A situação com os programas de mensagens da Google tornou-se tão ridículo que já nem tem piada gozar com isso, mas a Google parece empenhada em manter o tópico activo, agora com o anúncio de que o Google Allo será encerrado em Março.

A estratégia da Google para os serviços de mensagens tem sido desastroso, com erros atrás de erros, e onde tudo se torna mais caricato por a empresa já ter (felizmente) um serviço versátil e que funciona bastante bem, o Hangouts.

Inexplicavelmente, a Google achou que o Hangouts (que faz mensagens de texto, de voz, de vídeo e mais coisas) não servia, apostando no Allo para as mensagens e no Duo para as videochamadas. Começaram por ser apps que necessitavam apenas de número de telefone para funcionarem (o que já deixava de fora todos os que as quisessem utilizar em tablets ou no computador - como podiam fazer com o Hangouts), mas depois lá corrigiram isso, permitindo a utilização apenas com uma conta Google. Mesmo assim, continuam a ser serviços a que ninguém aderiu... como a própria Google reconhece ao anunciar a morte do Allo em Março (de forma exemplarmente bem enquadrada, reconheça-se).

A Google diz que o futuro das mensagens ficará a cargo do Messages, que diz estar a ser "um sucesso" (talvez em parte por estar incluído de origem em todos os novos Android). Vamos lá ver se desta vez, com o suporte RCS que inevitavelmente virá a substituir os SMS, a Google tem finalmente uma app de mensagens que esteja para durar. Enquanto isso, resta-nos esperar que o Hangouts vá resistindo!

4 comentários:

  1. Dá a impressão que a Google anda a fazer experiências... sem fim. não entendo porquê, sinceramente. E o mais estranho é que os produtos até são muito bons. Hangouts é óptimo uso e recomendo (mas acho que será o próximo a ir para o cemitério da Google), o Allo oferece tudo o que um messenger tem de oferecer, e até tem umas cenas engraçadas, e úteis, portanto, era um serviço válido (mas havendo hangouts era escusado...).

    Uso o Duo também. E o messages. Mas lá está, como a Google é pouco fiável neste aspecto acabo por não encarar estas aplicações seriamente.

    Fico pelo telegram, devido a tanta coisa, como os canais os supergrupos e os bots (os bots!), e com a malta que não conhece, ainda o telegram, uso whastapp - que até funciona muito bem. cenas de privacidade à parte...

    ResponderEliminar
  2. Então, também já vi algures que o Hangouts, o google+ iam encerrar, e agora mais um o allo...

    ResponderEliminar
  3. 1 de abril?
    Nao. É pá...
    Quê?

    ResponderEliminar