2018/12/01

Google vai matar o Hangouts em 2020 [actualizado]


Os utilizadores do Hangouts poderão estar a entrar no último ano de vida do serviço, já que a Google parece estar empenhada em encerrar o serviço em 2020.

Actualização: o responsável pelo Hangouts diz que a morte do serviço está a ser exagerada.

Já se sabia que o Hangouts estaria em risco desde que a Google disse que iria deixar de apostar no serviço na sua vertente para o utilizador comum, mantendo-o apenas para os utilizadores do G Suite; mas isso não invalida que a política da Google em termos de apps de mensagens tem sido completamente incompreensível, repleta de decisões que baralham os fãs, e onde este encerramento do Hangouts anunciado para 2020 seja o culminar da situação.

O Hangouts era/é um daqueles serviços da Google que não se compreende porque tem sido tão abandonado, permitindo fazer tudo aquilo que se possa desejar e muito mais, das mensagens de texto às chamadas de voz e vídeo, transferência de imagens (com "rabiscos" por cima e tudo), etc. etc. Ao invés disso, a Google tem metido os pés pelas mãos ao lançar apps concorrentes como o Allo e o Duo - apps que até são interessantes... mas que continuam sem conseguir cativar os utilizadores - e investindo ainda noutra app - Messages - que utiliza o RCS, e na qual deposita as esperanças de que se tornará um sucesso.

É certo que ainda temos um ano pela frente, mas não me custa imaginar que esta será uma das decisões da Google mais odiadas pelos utilizadores, superando até a morte do Google Reader. E será bom que a Google tenha consciência de que uma coisa ficará desde já garantida: na altura de encontrar uma nova app de mensagens para substituir o Hangouts, duvido muito que qualquer um dos utilizadores volte a optar por uma app da Google para este efeito, efectivamente colocando um ponto um ponto final em qualquer ambição que a Google pudesse ter neste tipo de serviços. Os seus concorrentes agradecerão.


Actualização: o responsável pelo Hangouts na Google, Scott Johnston, já veio dizer que este relato não se justifica, e que não foi ainda tomada qualquer decisão sobre quando irá ser encerrado o Hangouts para o público em geral. Diz também que os utilizadores irão ser previamente migrados para o Hangouts Chat e Hangouts Meet antes disso acontecer.

4 comentários:

  1. Não posso estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  2. e depois vai lançar um update para remover a aplicação? ou mais um app que fica la encostado e comer recursos?

    ResponderEliminar
  3. A comunicação entre as várias equipas que desenvolvem Apps da Google, deve de ser mesmo muito má...parece que é cada uma por si...

    ResponderEliminar