2018/12/23

Lenny, o bot que se entretém a ocupar chamadas de spam


Numa altura em que programas como o Google Duplex vão tratando de fazer telefonemas de marcações em nome dos seus utilizadores, há um bot bastante mais básico - mas aparentemente eficaz - que tem feito desperdiçar tempo a operadores de chamadas indesejadas de telemarketing, spam, e até chamadas fraudulentas.

O Lenny é um bot que dispensa inteligência artificial, e que consiste unicamente de um conjunto de frases pré-gravadas que vão sendo reproduzidas assim que são detectadas pausas na conversação. Temos quatro frases iniciais que visam "incentivar" que o operador comece a falar, e depois doze frases que são suficientemente genéricas para fazer com que um operador não se sinta imediatamente enganado... embora à medida que a conversa se desenrola, as coisas comecem a fugir cada vez mais ao tópico - ainda assim, conseguindo fazer com que alguns operadores permaneçam mais de 10 minutos em linha, a "conversar" com estas gravações.


Claro que se poderia dizer que seria bastante mais simples desligar a chamada; mas o objectivo deste bot é o de tentar fazer com que um operador envolvido em chamadas fraudulentas desperdice o máximo de tempo possível, de modo a que seja tempo em que não estará a tentar enganar uma potencial vítima real.

... Se calhar, lá chegará o tempo em que poderemos passar a chamada para um assistente especial nos nossos smartphones, que faça isto de forma ainda mais inteligente com ajuda da A.I. - e já agora, que depois envie directamente a gravação e queixa para as autoridades competentes.

2 comentários:

  1. Há ali umas partes em que o bot começa a repetir as frases, mas o homem deve estar tão exasperado que já nem deve reparar.

    ResponderEliminar
  2. Isto existe? A serio? Onde posso arranjar? :-) :-)

    ResponderEliminar