2018/12/24

Lithophane converte fotos para impressão 3D


Se têm uma impressora 3D, têm tudo o que precisam para criar uma prenda extremamente original: uma foto imortalizada em versão tridimensional que se torna visível apenas quando iluminada.

Estas imagens impressas em 3D podem ser criadas dando um salto a um site como este Lithophane, que nos permite fazer o upload de uma qualquer foto e escolher o estilo de imagem que se quer imprimir: em superfície plana, em curva, em cilindro, em hemisfério, etc.



O processo é bastante simples, consistindo em varia a espessura da superfície de modo a que a imagem desejada seja recriada pela própria opacidade do material, quando se coloca uma luz por trás da dita superfície - quer seja uma lâmpada ou painel LED, ou simples luz natural.


Embora agora sejam vistos como "originais", na verdade estes lithophanes existem há vários séculos, sendo percursores das próprias fotografias químicas. Na altura eram feitos de porcelana ou resina, através de laborioso trabalho de escultura dos moldes, e facilmente se pode imaginar o efeito que teriam (e que ainda continuam a ter, mesmo nesta época de "alta-tecnologia").

... Funcionam também como um excelente presente de última hora, com o prazo a ser apenas ditado pelo tempo que demorar a peça a imprimir! :)

4 comentários:

  1. Esse canal mostra como fazer https://youtu.be/pICdu7LATdA

    ResponderEliminar
  2. É excelente esse artigo, mas gostaria de saber qual tipo de filamento permite esse resultado, já que com o ABS não funcionou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor material para este trabalho é o PLA

      Eliminar