2018/12/30

Microsoft patenteia ficha USB-C magnética


Embora a ficha USB-C se tenha vindo a tornar - lentamente - na ficha universal que há muito se desejava, há quem não consiga esquecer a superior conveniência das fichas magnéticas. E agora a MS parece estar a trabalhar no sentido de nos trazer o melhor dos dois mundos.

A ficha USB-C pode ter acabado com a frustração de tentar acertar com a orientação da mesma, mas não evita que se sintam saudades das fichas magnéticas estilo MagSafe da Apple ou as que a Microsoft ainda utiliza nos seus Surface. Fichas que evitam que um puxão acidental possa atirar o portátil ou tablet ao chão, ou danificar o cabo ou o equipamento.

A Microsoft parece não ter esquecido isso, e registou uma patente que combina a funcionalidade e compatibilidade da ficha USB-C com a conveniência e segurança das fichas magnéticas.


Pelo que se pode ver nos diagramas, o sistema poderá ser utilizado de forma convencional com qualquer ficha USB-C existente; mas para se tirar total partido dele será necessário utilizar uma ficha USB-C especial com as capacidades magnéticas, e nesse caso o encaixe será mantido pela força magnética e não pela fricção física da própria fixa, permitindo que a mesma se separe com facilidade em caso de algum puxão - e que também o processo de encaixe seja feito automaticamente com a simples aproximação da ficha.

Agora resta-nos esperar que as primeiras fichas e dispositivos com este sistema cheguem ao mercado e demonstrem se funcionam tão bem na prática quanto prometem fazer em teoria.

7 comentários:

  1. Não percebi qual é novidade deste tipo de fichas por parte da MS, visto que fichas idênticas type c e micro usb magnéticas já se vendem na Gearbest/Aliexpress, etc à mais de um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei exactamente o mesmo, esse tipo de fichas magnéticas ja se vendem ha ja uns anos... Nao percebo essa jogada da MS, o que é que essa patente tras de novo?

      Eliminar
    2. Essas fichas são específicas e ficam dependentes de serem utilizadas com um adaptador. A da MS continuará a ser compatível com qualquer ficha USB-C.

      Eliminar
  2. Magnet Type-C Fast Charge Sync Data Cable 1M - RED TYPE-C https://gearbest.app.link/sC3DhIvZ4S

    ResponderEliminar
  3. Acho que vcs não perceberam.. O cabo vai continuar a ser inteiro, não tem uma ponta que se separa por ser magnética. A ficha do cabo (que não se separa) vai deixar ter a normal parte interna da ficha que faz com que ela fique fixa, em vez disso, tem um magnetismo interno que faz com que fique presa. Basta ler bem a noticia e olhar para as imagens. Nada tem a ver com o que actualmente se vende. É algo muito semelhante com o que a Apple já tem com as deles.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. USB C Magnetic Adapter for MacBook Pro Magsafe - é o produto cuja imagem está no post, que foi criado para quem tem saudades do sistema de encaixe magnético MagSafe, que a Apple abandonou.
    https://www.amazon.co.uk/Magnetic-Adapter-MacBook-Charging-Converter/dp/B07FVTMZM8

    Ao certo como será o produto da Microsoft não se sabe.
    Agora, o pessoal que usa Mac chora pelo MagSafe.
    Se a Microsoft implementar um está no bom caminho.

    ResponderEliminar