2018/12/05

Microsoft prepara Windows Lite para competir com Chrome OS


De um lado temos a MS a argumentar que o iPad não é um computador a sério, do outro lado temos um projecto que visa minimizar o Windows 10, para criar um Windows Lite, mais limitado, para competir com o Chrome OS.

A Microsoft pode ter perdido a batalha no segmento móvel, mas mesmo depois dos dispendiosos desaires com o Windows RT, não desiste de tentar levar o seu Windows a mais plataformas. O Windows Lite quer ser a alternativa da MS ao Chrome OS da Google, que tem tido imenso sucesso nos EUA a nível dos portáteis com os Chromebooks.

A ideia é reduzir o Windows aos seus componentes essenciais, para se ficar com um sistema ultra-leve, capaz de funcionar em todo o tipo de hardware, incluindo plataformas ARM que se têm revelado pouco adequadas para lidar com um Windows "completo". Claro que neste processo de simplificação se perdem as principais características que se associam ao "Windows", com este Windows Lite a ser capaz de executar apenas apps UWP e PWA - algo que, de certa forma, pode ser equiparado ao estilo de limitações que a MS acusa o iPad da Apple de ter.

A questão é que, para quem tem opção de escolha e opta por usar Windows, o seu principal interesse será (quase sempre) a possibilidade de executar programas "tradicionais" do Windows. Se for para ter um Windows limitado, provavelmente sentir-se-ão igualmente confortáveis em recorrer a um iOS ou Android... ou ao referido Chrome OS. E afinal, se a MS vai abandonar o Edge e criar um novo browser baseado em Chromium, porque não simplesmente adoptarem também o Chromium OS como base para este seu sistema ultra-leve?

3 comentários:

  1. Nesse aspecto, a MS ficou atolada no desprezo de optimizar os seus programas, fruto da produção despreocupada de produtos.
    Ainda hoje ninguém me consegue explicar o tamanho dos sistemas operativos e os programas que são criados e que lá correm. Não é preciso aprender a programar em "Assembler", mas caramba...

    ResponderEliminar
  2. R.I.P. Windows completo para ARM (leia-se, capaz de correr as aplicações para PC).

    ResponderEliminar
  3. Mais um Windows RT! Será que não percebem que a malta só usa windows pelas aplicações FORA da app store da Microsoft???

    ResponderEliminar