2018/12/05

Seagate começa a testar discos de 16TB HAMR


Depois de há muito nos prometer que a tecnologia HAMR iria trazer uma revolução na densidade de informação nos discos rígidos, a Seagate começa finalmente a testar os primeiros discos com esta tecnologia destinados ao mercado comercial.

Enquanto a maioria dos utilizadores se vai convertendo aos SSDs, para quem precisar de grande capacidade de armazenamento de informação a preço mais acessível, os discos magnéticos continuam a ser a melhor opção. O HAMR (heat-assisted magnetic recording) é uma tecnologia com a qual se pode aumentar a densidade de informação - em 2012 a Seagate dizia que poderia permitir chegar aos discos de 60TB - e os primeiros discos que irão chegar ao mercado terão a capacidade de 16TB.

Por agora a Seagate está a testar estes HDDs Exos de 16TB internamente, para averiguar a sua fiabilidade e desempenho, sendo de seguida o plano de testes expandido a alguns parceiros seleccionados da Seagate. Se não for detectada nenhuma anomalia, os discos serão finalmente disponibilizados no mercado.


A tecnologia HAMR utiliza um laser para aquecer as pistas para uma maior estabilidade na gravação magnética, permitindo obter uma densidade muito maior de informação.

Numa primeira fase será de esperar que estes discos se destinem quase exclusivamente aos clientes empresariais e sejam absorvidos pelos data centers. Mas eventualmente, lá chegará a altura em que poderemos colocar quatro ou cinco destes discos num NAS doméstico, e ficar com 80TB de espaço para o que for preciso...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)