2018/12/03

Sistema de protecção Valeroa crackado em 20 minutos


O sistema de DRM Denuvo tem sido continuamente gozado por ser crackado repetidamente numa questão de horas, mas agora temos um concorrente chamado Valeroa, que promete proteger os jogos... mas que também sucumbiu em apenas 20 minutos.

Embora tenha sido demonstrado, uma e outra vez, que os sistemas de DRM nos jogos apenas servem para irritar os utilizadores legítimos, e em nada conseguem evitar que surjam no mercado versões crackadas que qualquer pessoa pode descarregar, infelizmente os estúdios continuam a insistir nessas supostas protecções. O Valeroa é um novo sistema que parece ter sido criado para dar resposta às principais críticas do Denuvo - mas que infelizmente não lhe serviu de muito, tendo sido crackado em apenas 20 minutos.

O Valeroa apresenta vários argumentos que o tornam mais "amigo" dos jogadores (não se esquecendo que estamos a falar de DRM, logo, a antítese de "amigo") como o facto de "funcionar" sem necessidade de ligação à internet, como acontece com o Denuvo, nem mesmo quando se arranca o jogo pela primeira vez, e também permitir que o jogador possa actualizar o seu hardware sem ser importunado com uma mensagem de que não é o computador legítimo. Argumentos interessantes mas que, como ficou demonstrado pelo seu jogo de estreia - City Patrol: Police - se tornam completamente irrelevantes, pois, tal como todos os outros DRMs... de pouco ajuda a evitar cópias piratas a circular na internet, para quem as quiser usar.

Diz-se que a definição de insanidade é tentar repetidamente a mesma coisa, esperando um resultado diferente daquele que já se sabe que se irá obter. Penso que isto assentará que nem uma luva em todos os estúdios que continuam a recorrer a este tipo de "protecções" que, como está mais que visto, não funcionam.

3 comentários:

  1. Solução para SecuROM v8, alguém tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes indicar-me onde? fóruns e sites "do costume" só têm soluções válidas até à v7. Para v8 vejo muita teoria e apenas um par de exemplos para jogos mais conhecidos. No meu caso, não é um jogo.

      Eliminar