2018/12/25

Tesla evita acidente com travagem de emergência


O sistema de travagem de emergência dos Tesla mostrou mais uma vez o que vale, ao evitar juntar-se a um choque em cadeia.

A vantagem dos sistemas deste tipo é a de que podem permanecer alertas a tempo inteiro - em contraste com a constante busca de distracções de um condutor humano - e que aqui foi suficiente para travar o veículo antes sequer que o condutor tivesse tempo de reagir. Segundo o condutor, a travagem foi feita completamente pelo veículo, sem qualquer intervenção sua, ficando registada pelas próprias câmaras do Tesla devido à recente funcionalidade "TeslaCam" que permite gravar os vídeos como se fossem dash cams.

Impressionante (mas não tanto quanto aquela famosa travagem do camião Volvo) e suficiente para que este condutor não tenha tido o seu Natal estragado, como o condutor do VW que seguia à sua frente.

Seria interessante a Tesla disponibilizar versões tecnicamente mais detalhadas deste tipo de incidentes, para que se soubesse quais dos sistemas actuaram: terá sido através das câmaras, ou do radar? E neste caso através da detecção do carro que seguia à frente... ou o outro que estava parado à frente desse (a Tesla diz conseguir detectar essas situações)?

5 comentários:

  1. guardar distância de segurança para o veículo precedente é muito mais fiavel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Maia , pensei o mesmo! Não vejo nada de especial com aquela velocidade, na segunda circular de manhã e a noite toda agente trava assim, e não tem Tesla:)))

      Eliminar
    2. Toda a gente, menos a otária que me bateu hoje na traseira por não guardar distância de segurança como manda o código. O que vale é que o meu "Tesla" é rijo e quem ficou com o carro partido foi ela.

      Eliminar
  2. Absolutamente óbvio para qualquer humano, que teria olhado também para o carro à frente do carro da frente, quando mudou de faixa.

    ResponderEliminar
  3. Notoriamente o condutor do VW ia a dormir!!! no video vê-se as luzes de Stop a acender apenas décimas de segundos antes de embater na viatura precedente!

    ResponderEliminar