2018/12/25

InSight já pousou sismómetro em Marte


O Natal de 2018 também está a correr bem para a NASA e comunidade científica em geral, com a sonda InSight a já ter colocado com sucesso o sismómetro no solo marciano.

A chegada da InSight a Marte foi motivo de festejo mas marcou apenas o primeiro passo de uma longa sequência de tarefas onde muitas coisas podem ainda correr mal (bastará relembrar que uma das suas câmaras ficou com a objectiva permanentemente suja, mesmo tendo sido utilizada protecção para as lentes).

Para cumprir com uma das suas funções principais, a InSight tinha que pousar um sismómetro no solo marciano. E felizmente, conseguiu fazê-lo com sucesso.


Os cientistas esperam ansiosamente pela chegada dos primeiros dados - antes disso ainda será necessário calibrar e estabilizar o sensor, que está alguns graus desalinhado - e vão preparando também o passo que se segue: o de colocar um sensor de temperatura que se irá enterrar a vários metros de profundidade, naquilo que será outra estreia num planeta extra-terrestre. É algo que deverá acontecer apenas para o final de Janeiro de 2019, e cá estaremos para acompanhar mais esse pequeno passo na exploração dos planetas do nosso sistema solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)