2018/11/26

Sonda InSight prestes a aterrar em Marte


Estamos a poucos minutos da chegada da sonda InSight a Marte, o que representará a primeira aterragem em Marte dos últimos cinco anos... caso seja bem sucedida.

A sonda InSight foi lançada no início de Maio e, depois de ter percorrido milhões de quilómetros, aproxima-se agora da fase mais crítica da missão: a aterragem em Marte. Menos de metade das sondas e rovers lançados para Marte conseguiram aterrar com sucesso no planeta vermelho, pelo que há uma enorme expectativa para se saber se a InSight se juntará aos casos de sucesso. A seu favor tem o sistema de aterragem, um que já foi utilizado com sucesso para fazer aterrar a Phoenix há uma década atrás:


Este sistema consiste a reentrada na atmosfera protegida por um escudo térmico, a utilização de um para-quedas para abrandar a velocidade, e posteriormente utilizar retrofoguetes para fazer uma aterragem suave e controlada. Mesmo já tendo sido feito com sucesso, continua a ser uma complexa sequência onde nada pode falhar... sob pena desta preciosa sonda se tornar num dispendioso monte de destroços no solo marciano.

A distância entre Terra e Marte neste momento faz com que exista um atraso de 8.1 minutos nas comunicações, pelo que teremos ainda esse factor adicional a contribuir para a ansiedade de todos os responsáveis por esta missão e de todos os curiosos que acompanharem o evento em directo, que terá início às 19 horas, com a aterragem propriamente dita a ser esperada pelas 20 horas.

Caso seja bem sucedida, irá demorar várias horas até que a sonda envie dados concretos sobre a aterragem e comece a receber comandos. As diferentes etapas da missão irão depois ser feitas vagarosamente, e só em Março de 2019 é que deverá ficar plenamente apta para fazer a monitorização de Marte em toda a sua plenitude - incluindo a sonda que irá medir a temperatura de Marte a 5 metros de profundidade.


Podem seguir a chegada da InSight a Marte em directo no canal da NASA:




Actualização: a InSight aterrou com sucesso!




E já temos a primeira imagem (ainda com pó na lente de protecção).


E já outra mais adequada.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)