2018/11/25

Mars InSight chega a Marte amanhã com transmissão ao vivo


É já amanhã, 26 de Novembro, que teremos a oportunidade para acompanhar em directo a chegada da Mars InSight a Marte que, se tudo correr bem, irá fazer a mais profunda perfuração no planeta até à data para nos revelar dados sobre o seu interior.

Estamos quase a testemunhar a primeira aterragem em Marte em mais de meia década, com uma sonda que terá por missão fazer a mais profunda perfuração já realizada fora do nosso planeta, e que permitirá analisar a temperatura do subsolo marciano e daí inferir que tipo de núcleo o planeta poderá ter.

Sabemos que actualmente Marte não tem actividade tectónica, mas tudo indica que a tenha tido no passado, e a temperatura do subsolo providenciará dados cruciais para saber o que se passa "lá por baixo". Mas para isso, primeiro terá que chegar ao solo em segurança, e as probabilidades não estão a seu favor: mais de metade das sondas e rovers enviados para Marte não conseguiram aterrar com sucesso. Esperemos que amanhã se possa somar mais um ao grupo dos que superaram as probabilidades.

Onde ver a chegada da InSight a Marte?

A emissão terá início às 19h (hora de Lisboa) na NASA TV, canal público da NASA como como transmissões do centro de controlo no site da NASA e YouTube - ou no vídeo que se segue. Cá estaremos para acompanhar este momento histórico na exploração de Marte.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)