2018/11/17

NASA vai transmitir chegada da InSight a Marte em directo


Os fãs da exploração espacial têm mais uma oportunidade para assistir a um momento marcante em breve, com a transmissão em directo da chegada do módulo Mars InSight da NASA a Marte, no próximo dia 26 de Novembro.

Lançada a 5 de Maio, esta missão marca o regresso da NASA ao solo marciano após mais de meia década - a última tendo sido a chegada do rover Curiosity em 2012 - e poderá ser acompanhada em directo através da web ou em eventos que estão a ser organizados por todo o globo.

O Mars InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) tem como objectivo explorar o interior do planeta vermelho ao longo dos próximos dois anos, contribuindo para uma melhor compreensão do processo de formação dos planetas rochosos, o que também inclui o nosso.

A chegada está prevista para o dia 26 de Novembro, com a emissão a ter início às 19h (hora de Lisboa) tanto no canal público da NASA como como transmissões do centro de controlo no site da NASA e YouTube. Cá estaremos para acompanhar mais este pequeno grande passo em direcção às estrelas, e esperar que tudo corra sem incidentes.

P.S. Podem também seguir a aterragem da InSight em Marte aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)