2018/12/20

Twitter faz regressar ordem cronológica dos tweets


Foi preciso uma polémica mundial sobre as redes sociais, mas o Twitter finalmente deu aos utilizadores aquilo que há muito era pedido: volta a ser possível ver os tweets por ordem cronológica "à moda antiga".

No seu início, o Twitter era uma plataforma extremamente simples; cada utilizador escolhia quem queria seguir, e via aquilo que cada um deles publicasse pela ordem que era publicado, sem qualquer interferência. Infelizmente, a certa altura o Twitter deixou-se contagiar pela manipulação dessa ordem - ao estilo do que era feito no feed do Facebook - começando a apresentar os tweets que achava serem mais relevantes, e até de pessoas que nunca se tinha escolhido seguir.

Agora, o Twitter dá finalmente o braço a torcer e permite que na sua app para iOS (brevemente também na app Android) os utilizadores possam escolher ver os tweets pela ordem cronológica, tal como era dantes. Para isso bastará tocar no icon das estrelas no topo superior direito, e escolher "ver os tweets mais recentes" em vez dos "top tweets").



Isto não evita que se continue a levar com tweets publicitários injectados lá pelo meio, nem que a apresentação de tweets continue a ser uma desgraça em termos de desperdício de espaço (mesmo num iPhone X conseguimos ver, em média apenas três tweets por ecrã!)


A empresa parece finalmente reconhecer que a sua grande mais valia é mostrar as coisas que estão a acontecer no momento, e não reciclar as coisas que poderão ter horas ou dias de atraso... Mas ainda assim, e por muito que esteja a dificultar a vida a todos os serviços externos, só continua a ser utilizável graças a apps de terceiros, como o Echofon e outras. Se tivesse que usar a app oficial, a minha utilização do Twitter iria reduzir-se significativamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)