2018/12/06

Waymo lança serviço de táxis autónomos em Phoenix


Depois de todos os anos que passou a investir nos automóveis autónomos, dando origem a uma nova divisão da Google / Alphabet - a Waymo - chega finalmente o dia em que a empresa avança com a oferta de um serviço de "táxis" autónomos.

Há muito que se sabe que a empresa que mais depressa dominar a tecnologia de veículos autónomos terá acesso enorme vantagem sobre todos os seus rivais para revolucionar todas as áreas de transporte e logística da nossa sociedade. Se actualmente alguns se focam nos serviços estilo Uber como sendo uma "ameaça", será melhor que tenham consciência de que isso é apenas um passo intermédio no caminho que nos levará aos táxis sem condutor, e isso não é num futuro longínquo, é algo que já está a acontecer hoje mesmo.

O Waymo One é o serviço de transporte da Waymo que recorre a veículos autónomos, e que passa a estar disponível na cidade de Phoenix. No entanto, por agora ainda está restringido apenas a clientela que faça parte do programa de testes inicial, sendo progressivamente ampliado a mais utilizadores, até que posteriormente se torne verdadeiramente público. Também nesta fase inicial, estes veículos contarão com um condutor humano a bordo - embora o serviço já tenha testado viagens completamente autónomas.


A experiência de utilização não será desconhecida de quem já tiver utilizado um serviço como a Uber ou equivalente: basta dizer onde se quer ser apanhado, e qual o destino. A app indica o preço estimado e o tempo que demorará até se ter o carro à porta, e pronto... é isso.

A grande revolução neste serviço é o de evitar o custo com os motoristas, permitindo que um carro possa circular 24 horas por dia, apenas com as interrupções necessárias para se recarregar e fazer limpeza. E quem diz serviços de táxis, facilmente se pode ver isto transposto para serviços de entregas, para transporte de mercadorias, e tudo o mais que circular na estrada...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]