2018/12/12

Windows 10 envia actividade para a MS mesmo quando se desactiva a opção


O Windows 10 desde o início que tem sido criticado por espiar os utilizadores e não lhes dar a opção de não enviarem informações para a Microsoft - mas pior ainda, é descobrir-se que mesmo desactivando as opções que existem, não surtem qualquer efeito.

Uma das coisas que o Windows 10 pode guardar é um histórico da actividade feita no computador, para que "se possa regressar ao que se estava a fazer, incluindo informação sobre sites visitados e apps e serviços utilizados". Esta funcionalidade é acompanhada de uma opção que permite activar ou desactiva o envio desta informação para a Microsoft... mas parece que a opção não passa de uma ilusão.

Mesmo desactivando o envio do histórico de actividade para a Microsoft, e fazendo-se a "limpeza dessa informação", os utilizadores serão surpreendidos por descobrir que o seu histórico continua acessível através do site da Microsoft.


É possível que este histórico esteja a chegar à MS através do envio dos dados de diagnóstico, mas mesmo que assim seja, não desculpa que a opção de não enviar o histórico de actividade seja enganadora para os consumidores - e que sirva como mais um motivo para criar o sentimento de desconfiança que muitos utilizadores poderão sentir.

... Depois não admira que utilitários como o WPD, com a sua capacidade de bloquearem todo o tipo de envio de dados para a MS, sejam tão populares.

1 comentário:

  1. É que nem se deram ao trabalho de ocultar a borrada que fizeram.

    ResponderEliminar