2018/12/16

YouTube detecta e visita links mostrados nos vídeos - mesmo que sejam privados


Um programador foi surpreendido ao detectar acessos da Google a links que apenas tinha mostrado em vídeos que colocou no YouTube, mesmo quando marcava os vídeos como privados.

Numa altura em que se exige mais transparência sobre o uso que as empresas tecnológicas dão aos nossos dados, eis que se descobre que o YouTube anda a fazer coisas curiosas com todos os vídeos que para lá são enviados.

Austin Burk, um programador que tinha detectado uma vulnerabilidade que demonstrou num vídeo que colocou no YouTube, descobriu que os links mostrados no vídeo foram prontamente visitados por um bot que se identifica como Google-Youtube-Links (bastante auto-explicativo).

Ora, tendo este vídeo sido inicialmente publicado como "unlisted", Burk decidiu fazer novo teste, enviando outro vídeo, com outros links, mas desta vez marcando o vídeo como sendo privado. Como já se poderia imaginar, marcar o vídeo como privado não fez qualquer efeito, com a Google / YouTube a acederem uma vez mais aos links exibidos.

A grande questão que se coloca é que, se o YouTube está a fazer este tipo de análise dos vídeos (que não é indicada expressamente em lado nenhum), que mais poderá estar a fazer com todos os vídeos que para lá são enviados? Análise facial? Análise de expressões, idade, poses, animais, objectos, e outras coisas que tal? Não me admiraria nada... e de certa forma já ajudaria a perceber porque motivo o YouTube nos permite enviar para lá vídeos "ilimitados" sem ter que pagar por isso.

2 comentários:

  1. Não estou a perceber qual é a surpresa. Se fosse um bot do Bing, poderia estranhar, agora do Google, empresa do serviço onde colocaste o vídeo.... parece-me prevísível, e até em certo sentido, normal! :)

    ResponderEliminar