2019/01/22

7 dicas úteis para iPhone (pouco conhecidas)


Mesmo quem utiliza um iPhone desde o seu primeiro modelo está sujeito a não saber tudo o que é possível fazer-se no iOS. Estas sete dicas revelam algumas coisas úteis que podem facilitar algumas operações no dia a dia, e que poderão evitar algumas frustrações entre os utilizadores de iPhones.

Tal como hoje em dia muitos utilizadores de Windows poderão sentir-se intrigados porque motivo se pode encerrar uma app com um duplo clique no icon no topo esquerdo da janela (ou no mesmo local mesmo que não tenha icon), devido às tradições de Windows das décadas passadas, também o iOS foi sofrendo bastantes evoluções ao longo da última década. O site Mac Rumors compilou algumas dicas bem interessantes para iPhone, que vale a pena partilhar e memorizar.

1. Reabrir a última tab fechada no Safari 

No Safari, basta tocar no botão "+" no fundo do ecrã para se ter acesso às últimas páginas que se fecharam.

2. Definir temporizador para parar música

Se gostam de ouvir música mas não querem que fique a tocar a noite toda, basta dar um salto à app do relógio, ir à secção "Timer", tocar na acção a fazer no final do tempo (normalmente atribuída ao tipo de toque a fazer), deslizar até ao final da lista e escolher a opção "Stop Playing". No final do tempo programado o iPhone pára automaticamente a reprodução de música.

3. Mover múltiplas apps no Home Screen

Organizar os icons no Home Screen pode ser trabalhoso, mas se precisarem mover múltiplos icons simultaneamente poderão fazer o processo para mover um, mas quando já têm um em movimento, podem tocar noutros icons (mantendo o dedo a carregar no icon inicial) e movê-los a todos de uma só vez.

4. 3D Touch nas notificações nas pastas

Se têm uma pasta cheia de apps a indicar uma notificação, podem fazer um 3D press na pasta para fazer aparecer a app responsável pelas notificações.

5. Acesso aos settings via voz

O processo de aceder aos settings numa app nem sempre é fácil, mas em apps como o Messages ou Photos, podemos saltar directamente para lá simplesmente dizendo "Settings" à Siri.

6. Histórico das músicas identificadas pela Siri

Se costumam perguntar à Siri para identificar músicas, poderão revisitar esse histórico indo à app iTunes Store, tocando no icon das três linhas no topo do ecrã, e escolhendo Siri.

7. Proteger apps com código

A Apple não permite restringir o acesso a app específicas através de um código, mas podemos conseguir o mesmo objectivo usando outra técnica. Dando um salto à secção Screen Time nos Settings, podemos ir a App Limits e definir um limite de 1 minuto em "All Apps & Categories". Depois basta ir ao "Always Allowed" e adicionar as apps que não queremos que sejam bloqueadas. Quem tentar usar o vosso iPhone para abrir uma das outras apps, depressa será confrontado com um pedido de código do Screen Time para as poder utilizar.

1 comentário: