2019/01/05

Os principais acontecimentos astronómicos de 2019


Quem aprecia andar de olhos no ar para espreitar o céu nocturno não precisa de motivos adicionais para o fazer, mas ainda assim temos vários acontecimentos em 2019 que poderão atrair quem queira testemunhar alguns momentos mais especiais.

Super Lua e eclipse lunar

Este ano voltamos a ter a ocorrência de uma "Super Blood Moon", com um eclipse lunar já no dia 21 de Janeiro que a irá deixar pintada de vermelho a coincidir com uma altura em que teremos uma "Super Lua" em posição mais próxima da Terra. Já sem direito a eclipse, poderemos rever esta Super Lua a 19 de Fevereiro e 21 de Março.

Temos ainda um outro eclipse parcial da Lua visível da Europa, a 16 e 17 de Julho.

Trânsito de Mercúrio

A 11 de Novembro teremos o planeta Mercúrio a "intrometer-se" em frente ao Sol, fenómeno que só se voltará a repetir em Novembro de 2032.

Eclipses do Sol

Os fãs dos eclipses solares em Portugal terão azar este ano. Há vários eclipses para este ano, mas nenhum deles visível do nosso país. Temos um deles já a decorrer a 5 e 6 de Janeiro, apenas visível em certas regiões da Ásia e Pacífico. A 2 de Julho temos um eclipse solar total, mas só visível na América do Sul. E perto do final do ano, a 26 de Dezembro teremos um eclipse solar anular, mas também visível na região do Médio Oriente e Ásia.


Podem encontrar mais informação sobre este eclipses para 2019 aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)