2019/01/25

As diferentes capas dos filmes Netflix


Se são utilizadores Netflix, certamente já terão notado que nem sempre os filmes e séries apresentam a mesma imagem de "capa" no seu ecrã principal - e como se poderia suspeitar, isso é deliberado.

Mesmo sendo um serviço pago (ou precisamente por causa disso), a Netflix tem todo o interesse em manter os seus clientes, sendo isso feito através da apresentação de conteúdos que eles achem relevantes e atractivos. Mas, com cada vez mais filmes e séries disponíveis, nem sempre é fácil levar o cliente a clicar no conteúdo certo - e é aí que entram as capas "personalizadas".

Se já notaram que o mesmo filme ou série por vezes aparece com imagens de capa diferentes, isso não está a acontecer por acidente. A Netflix utiliza toda a informação que vai recolhendo sobre os programas que vemos, para tentar determinar que géneros mais apreciamos, apresentando uma imagem "à medida" com estilo mais apelativo para cada cliente. Uma mesma série que para um cliente apreciador de thrillers seja representada num tom sombrio e misterioso, pode para um cliente apreciador de romances aparecer como parecendo ser uma comédia divertida e jovial.

Não sendo propriamente inesperado, torna-se curioso por ser uma técnica idêntica à que é utilizada por sites de "entretenimento para adultos", e que ao longo dos anos também se tornaram peritos em determinar o tipo de imagens que são mais propícios a fazer com que os visitantes cliquem nelas. :)


... Dito isto, continua a fazer falta na Netflix uma forma fácil de ver todos os novos conteúdos que entram na plataforma, assim como um calendário que nos mostre o que irá sair em breve - e que não nos obrigasse a recorrer a sites externos para descobrir isso.



P.S. Para quem se interessar pelo nível de personalização que aplica a cada cliente:

3 comentários:

  1. Yep, uma das mais velhas técnicas do mundo para se tentar obter o que se quer: seduzindo.

    ResponderEliminar
  2. É uma técnica reles, e sim a Netflix deveria de melhorar muito a sua App.

    ResponderEliminar
  3. Qual o site que utilizam para saber o que vai sair?

    ResponderEliminar