2019/01/26

Opportunity celebra 15 anos em Marte


A NASA entra em 2019 com a celebração do 15º aniversário do rover Opportunity em Marte, que foi para além de todas as expectativas e neste momento continua a tentar ser reactivado remotamente.

Inicialmente concebido para enfrentar uma missão de 90 dias e percorrer apenas mil metros em solo marciano, o Opportunity foi durando, e durando, e acumulou 15 anos de funcionamento e mais de 45 quilómetros percorridos.

Infelizmente, em Junho do ano passado sucumbiu à mega-tempestade de poeira que envolveu todo o planeta, impedindo que os seus painéis solares recebessem luz suficiente para recarregar as suas baterias e se manter em funcionamento. Embora a tempestade tenha passado, o Opportunity tem-se mantido incontactável (embora visível), supondo-se que o pó acumulado sobre os sensores esteja a impedir a acumulação de energia suficiente para retomar a actividade. No entanto, há ainda a esperança que o vento marciano possa limpar suficientemente os painéis solares e permitir a sua reactivação.

É nessa fase que se está agora, com os engenheiros da missão a enviarem comandos regularmente e aguardarem por algum sinal de vida deste rover que até essa tempestade tinha conseguido superar todas as adversidades encontradas ao longo dos seus 15 anos em Marte.

1 comentário: