2019/01/26

Cientistas recriaram onda gigante em laboratório


Cientistas conseguiram recriar em laboratório uma misteriosa onda gigante - denominada onda Drauper - registada em 1995, contribuindo para uma melhor compreensão deste fenómeno que pode afundar navios sem qualquer explicação aparente.

Normalmente, existe um limite máximo quanto à altura de uma onda face à ondulação circundante; mas perante um conjunto de circunstâncias específico, podem ser geradas as chamadas "rogue waves", ondas gigantes que podem ter mais do dobro da altura das ondas normais. Durante muito tempo foram consideradas um mito, mas os dados acumulados foram demonstrado que este é um facto bem real.

Em 1995 uma destas ondas, com mais de 25 metros de altura, embateu contra uma plataforma petrolífera na Noruega, e que foi baptizada de "onda Draupner". O facto chave foi que os diversos sensores a bordo da plataforma permitiram registar com bastante precisão o comportamento da onda, e que agora conseguiu ser replicada pelos cientistas.


Os cientistas descobriram que quando conjuntos de ondas em sentido oposto se cruzam num
ângulo de 120º, podem criar-se estas ondas especiais com altura muito superior ao que seria esperado.

Resta agora esperar que com esta descoberta, se possam criar sistemas de alerta para as embarcações, que as avisem quando estiverem perante condições atmosféricas propícias à ocorrência destas "paredes de água".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)