2018/09/29

NASA vê o Opportunity silencioso de órbita


O rover Opportunity tem estado silencioso em Marte desde a mega-tempestade de pó que varreu o planeta, mas pelo menos já podemos ficar de olho nele, graças ao Mars Orbiter.

A NASA conseguiu apanhar o Opportunity no solo usando uma das câmaras de alta-resolução do satélite de exploração em órbita. Infelizmente, ver o rover silencioso no solo poderá servir para causar ainda mais frustrações, tendo em consideração que o suposto plano para a sua recuperação não irá seguir as recomendações dadas pelos responsáveis da missão.

Por outro lado, pode ser que estas imagens ajudem a ajustar os planos actuais, permitindo monitorizar a eventual limpeza dos painéis solares do Opportunity por um dos fugazes redemoinhos de ar, que neste momento parecem ser a única esperança para que o rover consiga receber luz solar suficiente para se reactivar.

Esperemos que esta história ainda venha a ter um final feliz, permitindo ao Opportunity a oportunidade de continuar a rolar pela superfície marciana durante muito mais tempo. Por agora, nada há a fazer a não ser ir tentando comunicar com ele... e esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)