2018/09/29

Elon Musk quer base em Marte antes do fim da próxima década


As ambições de Elon Musk relativas ao planeta vermelho são bem conhecidas, e são reforçadas pela sua intenção de ter uma base em Marte pronta para acolher terrestres já em 2028.

Há precisamente um ano, a SpaceX mostrava-nos como poderia desenrolar-se a criação de uma verdadeira "mini-cidade" em Marte. Com os desenvolvimentos feitos no último ano, especialmente a nível do BFR, Elon Musk actualiza as suas previsões.



Os planos actuais são de enviar dois BFRs não tripulados para Marte em 2022, seguido por mais dois BFR não tripulados e dois BFR com astronautas em 2024. Como cada um deles a poder transportar 100 toneladas de carga, Elon Musk diz que isso seria suficiente para dar início ao processo de criação de uma base em Marte, sendo que numa fase inicial os astronautas continuariam a viver dentro das naves, e a sua principal missão seria recolher gelo, tanto para permitir a sua sobrevivência continuada no planeta, como também para poderem recolher combustível suficiente (em conjunto com o metano) para uma viagem de regresso à Terra.

São planos que por agora parecem uma loucura - tendo em conta que o BFR ainda nem sequer voou uma única vez (quanto mais com passageiros) mas... sem dúvida que é preciso pedir o "impossível", para que o possível se torne realidade. Esperemos que, daqui por uma década, possamos estar a celebrar a existência de uma cidade terrestre em Marte, adiantando as previsões de Stephen Petranek por algumas décadas.


Actualização: os preços dos bilhetes para Marte poderão um dia ficar abaixo dos 100 mil dólares - diz Elon Musk.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)