2019/01/07

Elon Musk mostra Starship e Crew Dragon da SpaceX


Faltam cerca de três meses para a SpaceX lançar a versão em tamanho reduzido da sua Starship com a qual espera levar colonos para Marte, e Elon Musk está bastante orgulhoso de como a coisa está a progredir.

Elon Musk partilhou uma imagem de como irá ficar esta Starship, e que não consegue evitar um sorriso de todos os que acompanharam bandas desenhadas e filmes sci-fi do meado do século passado. É que este evoluído foguete e nave espacial parecem replicar na perfeição o estilo de veículos espaciais que se via nessas histórias.


Para que não haja dúvidas de que este foguete é mesmo real, também temos fotos que mostram como a montagem do Starship está a decorrer - sem qualquer recurso ao Photoshop.


Impressionante que seja, importa relembrar que a versão final do Starship será substancialmente maior. E Elon Musk refere também que a versão definitiva irá ter janelas, coisa que falta neste modelo de teste (pergunto-me se não seria mais seguro e eficiente usar "janelas virtuais", com ecrãs no interior e câmaras no exterior - e talvez apenas uma ou outra janela para observações em caso de emergência).


Regressando ao imediato, Elon Musk partilhou também imagens do novo corredor de acesso à cápsula Crew Dragon montada num Falcon 9, e que também está prestes a entrar na fase final de testes.


Já este mês (ou início de Fevereiro) será feito o último lançamento de teste sem tripulação, e se tudo correr bem, lá para Junho teremos o primeiro lançamento com astronautas a bordo - que será mais um marco importante para a SpaceX e para o acesso ao espaço: será a primeira vez que um astronauta chegará ao espaço a bordo de um foguete privado.


... E com direito a uma das habituais brincadeiras de Elon Musk: um pequeno painel à entrada da cápsula que replica os cartazes de "altura mínima admitida" para entrar nas diversas atracções nos parques de diversões.

6 comentários:

  1. Nossa esse cara é um genio.

    ResponderEliminar
  2. Cara.... Só infinito e além 😅

    ResponderEliminar
  3. Vai vir um castigo pra este homem imaginável e muito curioso ele kkkk

    ResponderEliminar
  4. Reconheço a dificuldade do feito ,mas é quebrando limites que se alcanca o impossível.
    Torcendo para ver isso dar certo.

    ResponderEliminar