2019/01/07

Tesla Model 3 recupera de derrapagem sem intervenção do condutor


O condutor de um Tesla Model 3 passou por uma situação aterradora quando o seu veículo se descontrolou numa estrada com gelo, mas dizendo que recuperou o controlo automaticamente sem que tivesse tocado no volante.

O incidente, captado em vídeo, mostra um Model 3 a ficar completamente "fora de controlo" - mas conseguindo recuperar a marcha em poucos segundos de forma surpreendentemente natural.


Embora os sistemas de controlo de estabilidade existam há anos e existam precisamente para ajudar a recuperar o controlo em situações complicadas, o facto desta recuperação ter sido feita sem que o condutor tenha tocado no volante (ou pelo menos assim diz) é impressionante. E isso coloca-nos perante um grande dilema: no Model 3, oficialmente, os condutores deverão manter as mãos no volante mesmo durante a condução autónoma. Assim sendo, numa situação como esta será melhor que o condutor tente recuperar o controlo, ou já chegamos ao ponto em que seria mais eficiente largar o volante e deixar que o carro tratasse do assunto?

Suspeito que iremos passar por novo processo ao estilo do que aconteceu na fase de adopção do ABS, em que muitos condutores "veteranos" não pressionavam o travão a fundo devido ao seu historial de terem que dosear a pressão para tentarem manter o controlo em estradas escorregadias - e assim desperdiçavam a vantagem do ABS.

5 comentários:

  1. Um problema em recuperar o controlo do veículo é precisamente a intervenção do condutor ou a má intervenção, alguns condutores em caso e perda do controlo do veículo poderão tentar ganhar o controlo do veículo com manobras bruscas o que poderá entrar em conflito com o sistema de controlo de estabilidade.
    Em relação ao ABS depende de vários fatores se a estrada for boa e o veículo também é dar uso ao ABS se o carro for menos bom e abusar dos travões não adianta o ABS os discos vão subreaquer e bloquear e não faltam carros novos à venda com travões frascos e sem discos atrás, por outro lado se a estrada tiver muita água ou gelo devesse sempre usar o travão com cuidado.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao vídeo de certeza que o condutor pouco ou nada interviu na recuperação do controlo do carro, a estrada estava coberta de gelo e recuperar daquela forma só mesmo o controlo de estabilidade usando os travões de forma independente.
    É sempre bom ver as invenções humanas a salvarem o dia a alguém :)

    ResponderEliminar
  3. Para mim, o impressionante é o excelente condutor do carro da frente..., Nem o mais pequeno deslize... ;)
    E assim se faz um vídeo publicitário ao 3, mesmo que entre em contradição com o exigido pela marca (mãos sempre no volante).
    Next!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que iam em faixas diferentes....

      Eliminar
  4. Acho que a Tesla ainda não disse nada sobre o assunto mas isso já foi discutido em grande pormenor no subreddit da tesla e acho que por agora o consensos é que é treta.

    O condutor disse que o volante virou a grande velocidade de um lado para o outro, até dizendo que não pegou nele por causa disso, coisa que é impossível pois o sistema tem limites de velocidade a que o volante pode rodar quando controlado pelo autopilot.
    Nunca houve outro caso do autopilot ganhar controlo numa situação destas.
    O video tem um corte muito esquisito mesmo antes de perder o controlo, mas isso até pode não ser nada.

    A única maneira, em teoria, que o autopilot podia fazer isto era com o controlo de tração, o sistema podia controlar a velocidade de cada roda para voltar a endireitar o carro, não é impossível. Se o condutor não tivesse dito a cena do volante a virar a grandes velocidades essa teria sido a teoria mais provável, mas como disse, foi inventado.

    ResponderEliminar