2019/01/27

EUA avançam para matrículas digitais nos automóveis


Ter uma matrícula que possa apresentar qualquer imagem é algo que parece ter saído de um filme de espiões, mas está mesmo a tornar-se realidade nos EUA, com a aprovação das matrículas digitais.

Ao contrário do que alguns artistas têm tentado fazer, estas matrículas digitais nada têm de ilegal, embora também estejam por demonstrar as melhorias efectivas que o sistema promete. Estas matrículas digitais da Reviver são ecrãs LCD que podem não só apresentar a informação da matrícula, como também podem exibir uma série de informação adicional, como alertas de rapto, indicação de carro roubado ou com seguro expirado, ou até a indicação do tempo de parque restante quando está estacionado.



Confesso que algumas das coisas me parecem interessantes, mas perdem automaticamente o interesse quando se descobre que estas matrículas custam 500 ou 800 dólares, dependendo do modelo (a mais cara com navegação GPS incluída), e que adicionalmente obrigam a pagar mais uma mensalidade de 7 dólares para a comunicação (as matrículas contam com a sua própria ligação de dados 4G).

No entanto, estão a ser aprovadas para utilização nos EUA... e não consigo deixar de pensar que se tornarão em alvos preferenciais para os próximos eventos de hackers. A tentação para fazer milhares de matrículas apresentarem uma mensagem "criativa" é simplesmente demasiado elevada para que consigam resistir a isso! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]