2019/01/08
G-Sync da Nvidia vai funcionar com monitores FreeSync
A Nvidia resolveu dar uma prenda de Natal atrasada a quem tenha placas gráficas das séries RTX 20xx e GTX 10xx, que passarão a poder usufruir do G-Sync em (alguns) monitores FreeSync.
Era um pouco (muito!) ridículo que a Nvidia continuasse a insistir no seu G-Sync como sendo superior, quando já existe uma especificação VESA para o refresh rate variável - que a AMD decidiu baptizar de FreeSync. No entanto, até ao momento, era preciso ter uma placa com GPU AMD para tirar partido dos monitores com FreeSync, enquanto que para se ter o mesmo com uma placa Nvidia era preciso investir nos mais dispendiosos monitores com G-Sync.
Felizmente, a Nvidia lá reconheceu o ridículo da situação e diz que com o driver que irá chegar a 15 de Janeiro, também as placas Nvidia das séries RTX 20xx e GTX 10xx poderão usar alguns monitores FreeSync.
A Nvidia diz que o suporte para estes monitores está a ser analisado caso a caso, para garantir que proporciona "a melhor qualidade", e para este lançamento indica a compatibilidade com 12 monitores: Acer XFA240, XG270HU, XV273K e XZ321Q; Agon AG241QG4; AOC G2590FX; Asus MG278Q, SG248, VG258Q, XG258, VG278Q; e Benq XL2740.
Esperemos que seja uma lista que seja expandida no futuro... mas por agora, há que dar os parabéns à Nvidia por se aproximar dos standards e não insistir exclusivamente no seu formato proprietário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ou seja, a AMD ganhou por apoiar um standard aberto.
ResponderEliminar