2019/01/30

Samsung lança chip eUFS 2.1 com 1TB

A Samsung revelou o primeiro chip de memória flash eUFS 2.1 de 1TB para smartphones, abrindo o caminho para dispositivos móveis com ainda maior capacidade de armazenamento.

Embora alguns fabricantes continuem a lançar smartphones com 8GB ou 16GB de memória flash, a Samsung acaba de lançar um chip que facilitará a criação de dispositivos móveis com maior capacidade do que nunca. O primeiro chip eUFS 2.1 com 1TB criado pela Samsung mostra-nos o quanto se tem evoluído nesta área nos últimos anos, e continua a demonstrar a progressão de que os smartphones continuam a superar os "computadores portáteis" tradicionais em termos de características.

Este chip de 1TB não só aumenta a capacidade, como vem também acompanhado de uma melhoria das suas prestações, permitindo velocidade de leitura de 1GB/s e escritas a 260MB/s, com IOPS de 58000 e 50000 em operações de leitura e escrita, respectivamente.


Olhando-se para trás, vemos que em 2015 o melhor que havia era um chip de 128GB eUFS 2.0, com velocidades de 350MB/s e 150MB/s em leitura e escrita.

É de imaginar que a Samsung vá estrear este chip na variante de topo do seu novo Galaxy S10 (que será apresentado oficialmente daqui por algumas semanas), ou no seu smartphone com ecrã dobrável, que os rumores têm apontado para um preço "pouco flexível".

6 comentários:

  1. Tal como aconteceu com o aparecimento dos SSDs para PCs, este aumento de velocidade de leitura e escrita vai turbinar os smartphones, sem dúvida estes equipamentos estão na liderança das novidades computacionais.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, o smartphone já não precisa evoluir mais para o seu uso atual. Tirando casos extremos, a utilização média de visitas web, tirar umas fotos aqui e acolá, ouvir música, jogar um jogo para distrair, já está no pico com os cpus 8 cores e os 6gigas de ram e os 128GB de espaço. Tirando casos extremos, ninguém precisa mais do que isto.
    Quando toda a gente começar a ter docks em casa para ligar à tv ou a um monitor, substituindo o pc pelo smartphone, então aí tlv se sinta novamente a necessidade de ter aparelhos com performance próxima dos desktops e laptops atuais.

    Eu tenho um pocophone e sinceramente não consigo imaginar nenhum upgrade que apareça que justifique upgrade. Mais cpu? Mais ram? Mais espaço? A não ser em casos extremos não faz diferença nenhuma. Melhor ecrã? Melhor camara? Para uso normal o ecra e a camara são perfeitos.
    Se alguém tiver alguma ideia que diga sff :) porque para a utilização típica, não consigo imaginar upgrade necessário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim precisa de evoluir constantemente! para teres o teu pocophone foi preciso evoluir e muito!
      Ha o fabrico de chips que sao vistos e revistos para se ter mais velocidade e sobretudo mais autonomia!Precisa-se evoluir nas baterias e encontrar soluçoes!Carregamentos rapidos sao uma delicia nos dias de hoje...
      Cameras é discutivel mas quem gosta de uma boa foto e em vez de andar com uma dslr sempre pode ter um mate 20 pro que ja faz maravilhas .
      O unlock da apple é uma maravilha mas ainda falta algo , tem ainda de evoluir para ser totalemente "pratico".
      Cada aparelho procura o seu lugar no mercado lançando inovacoes , algumas praticas outras menos , mas é sempre bom termos novidades ou entao seria monotono termos todos um telemovel com as mesmas especificidades e isso sim chama-se mercado de concorrencia que so beneficia o consumidor!

      Eliminar
    2. A evolução tecnológica deve acompanhar a evolução dos jogos e aplicativos. À uns anos atrás um smartphone com 1.5 GB de RAM era considerado um topo de gama. Hoje em dia é considerado um dispositivo como os outros e até obsoleto

      Eliminar
  3. Como é que dizia o outro (Steve Jobs)?
    "Temos que os convencer de que precisam disto"...
    E por esse prisma que irá trocar de device... lol...

    ResponderEliminar
  4. Eu já há anos que ouço que não é necessária mais velocidade e blá , blá, mas o que é certo é que todos sem excepção andamos há procura de ter um device mais performante, quem disser o contrário está a mentir .

    Outra coisa é nos acharmos que o que temos actualmente já é uma maquina, mas lá está com todos os upgrades do passado.

    ResponderEliminar