2019/01/30

Notícias do dia

Facebook contorna Apple e paga a jovens para usarem Onavo disfarçado; retenção dos metadados invalidada pela Provedora da Justiça; Xiaomi Redmi Go estreia Android Go nos Xiaomi; Bluetooth 5.1 permite localização com 1cm de precisão; câmaras do Pocophone F1 entre Google Pixel e iPhone 8 no DxOMark; e tentativas de extorsão sexual falsas aumentam em Portugal.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo gadget da semana para oferecer, que desta vez é um auricular Bluetooth da Xiaomi.


Chrome 72 impede popups ao fechar páginas e despede-se do Chromecast



Já está disponível a mais recente versão do Chrome, que chega à versão 72, com muitas melhorias nos bastidores. Visualmente tudo se mantém na mesma (a Google adiou à última hora a remodelação que faria a barra de pesquisa passar para baixo nas apps móveis); mas os utilizadores deixarão de ser importunados por sites que recorressem a popups para tentar adiar o seu encerramento - o Chrome 72 não deixará que páginas a serem encerradas apresentem popups.

Configurar um Chromecast deixa de ser possível através do Chrome, passando a ser feito através da app Google Home; os settings do Chrome foram remodelados, com a secção de auto-fill a ter agora secções dedicadas (pagamentos, passwords, endereços, etc.); melhorias na utilização de chaves de autenticação para validar a identidade em sites que as suportem; e avisos para os sites que ainda utilizarem TLS 1.0 e 1.1.

O Chrome 72 deixa também de apresentar conteúdos referenciados de servidores FTP (permitindo no entanto fazer download deles).


EAU espiaram iPhones com ajuda de ex-agentes norte-americanos



Os Emirados Árabes Unidos voltam a ficar sob suspeita, depois das revelações de que ex-agentes dos EUA os terão ajudado a infectar iPhones de centenas de "alvos" com um sistema denominado Karma, que permitia aceder às suas fotos, localização, emails, mensagens, passwords, e praticamente tudo o mais que fosse feito no dispositivo.

O que era mais assustador é que este Karma podia ser utilizado remotamente - aparentemente via uma vulnerabilidade no iMessage - bastando saber o número de telefone ou email da vítima, para que o seu iPhone ficasse imediatamente a ser espiado - sem necessidade de se clicar em qualquer link malicioso ou operação manual por parte do alvo.


SpaceX falha novo teste do Mr. Stevens


A SpaceX não desiste da ideia de tentar apanhar as peças dos seus foguetes usando uma rede gigante montada no navio Mr. Stevens, e no último teste... quase o conseguia fazer. Será da próxima?



Chrome OS (Canary) ganha suporte para múltiplas contas Google simultâneas


O Chrome OS pode ser excelente para quem utilizar essencialmente serviços web e da Google... até ao momento em que se tenha que usar múltiplas contas da Google, como contas de trabalho e pessoais, etc. A Google tinha prometido estar a trabalhar no assunto, e agora mostra que efectivamente o tem estado a fazer. No Chrome OS Canary já está disponível o novo gestor de múltiplas contas Google em simultâneo.

... Agora é só esperar que isto chegue à versão Beta, e posteriormente à versão oficial para todos.




Apple demorou uma semana a reagir a bug do Facetime



O bug do Facetime que permitia escutar o que se passava do outro lado antes da pessoa atender não teve afinal o tratamento tão rápido quanto se imaginava. A falha foi descoberta por um adolescente, e embora a sua mãe tenha relatado a falha à Apple, inicialmente não obteve qualquer resposta. Mesmo depois de ter tentado por outros meios, quando finalmente obteve uma resposta, foi apenas a pedir-lhe que fizesse o relato do problema através do sistema oficial disponível para os developers.

Só uma semana mais tarde, depois de um developer ter reportado o bug e o mesmo ter adquirido visibilidade na internet, é que a Apple se apressou a desactivar o Facetime em grupo e a prometer uma rápida correcção do problema.

... Se calhar, convém ser também mais rápido a aceitar relatórios de falhas, mesmo que sejam enviadas por pessoas sem qualquer obrigação de ter conta de developer registada na Apple


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)