A Apple suspendeu temporariamente a funcionalidade de Facetime em grupo, depois de ter sido descoberta uma falha que permitia escutar - e nalguns casos ver - o que se passava do outro lado, mesmo antes da pessoa aceitar a chamada.
A funcionalidade de chamada em grupo no Facetime só chegou no final de Outubro com o iOS 12.1, mas parece que afinal havia motivos para a Apple demorar a implementá-la. Inadvertidamente, era possível fazer-se no Facetime o mesmo tipo de coisa que a Amazon oferece com o "Drop In" nos Echo - que permite ouvir e ver imediatamente o que se passa do outro lado, mesmo sem que o utilizador atenda. A diferença é que, enquanto nos Echo isso é uma funcionalidade que os utilizadores têm que activar, nos iPhones e Macs isso estava a ser feito através de um bug.
O processo iniciava-se com uma chamada Facetime normal, mas logo de seguida fazendo um gesto de arrastar para cima no ecrã, e adicionando o próprio contacto a uma chamada em grupo. Com esta simples manobra, tornava-se possível ouvir o que se passava do lado do destinatário, mesmo enquanto a chamada estava ainda a "chamar". Mais curioso é que, se o destinatário carregasse no botão de power, pensando estar a cancelar a chamada, na realidade estava a dar permissão para também se ter acesso ao vídeo.
Now you can answer for yourself on FaceTime even if they don’t answer??#Apple explain this.. pic.twitter.com/gr8llRKZxJ— Benji Mobb™ (@BmManski) January 28, 2019
Por agora a Apple desactivou a funcionalidade de chamada em grupo, impedindo a utilização desta falha, com uma actualização prometida para os próximos dias. (Mais uma vez, a Apple deveria reconsiderar a sua opção de ter estas apps e serviços "presos" ao sistema, obrigando a uma actualização de sistema para corrigir falhas como esta; em vez de as disponibilizar como apps que pudessem ser actualizadas de forma independente através da App Store.)
Nem todos os bugs podem ser resolvidos directamente com updates às próprias apps pois as mesmas usam diversas frameworks e private frameworks do sistema, frameworks essas que podem ser responsáveis pelo bug em questão.
ResponderEliminarNem todos... mas muitos. :)
EliminarAlém disso, estes bugs são sempre uma boa desculpa para "obrigar" a quem não queria atualizar por alguma razão o iOS a fazê-lo...
ResponderEliminar