2019/01/29

Bug no Facetime deixava escutar remotamente antes de atender


A Apple suspendeu temporariamente a funcionalidade de Facetime em grupo, depois de ter sido descoberta uma falha que permitia escutar - e nalguns casos ver - o que se passava do outro lado, mesmo antes da pessoa aceitar a chamada.

A funcionalidade de chamada em grupo no Facetime só chegou no final de Outubro com o iOS 12.1, mas parece que afinal havia motivos para a Apple demorar a implementá-la. Inadvertidamente, era possível fazer-se no Facetime o mesmo tipo de coisa que a Amazon oferece com o "Drop In" nos Echo - que permite ouvir e ver imediatamente o que se passa do outro lado, mesmo sem que o utilizador atenda. A diferença é que, enquanto nos Echo isso é uma funcionalidade que os utilizadores têm que activar, nos iPhones e Macs isso estava a ser feito através de um bug.

O processo iniciava-se com uma chamada Facetime normal, mas logo de seguida fazendo um gesto de arrastar para cima no ecrã, e adicionando o próprio contacto a uma chamada em grupo. Com esta simples manobra, tornava-se possível ouvir o que se passava do lado do destinatário, mesmo enquanto a chamada estava ainda a "chamar". Mais curioso é que, se o destinatário carregasse no botão de power, pensando estar a cancelar a chamada, na realidade estava a dar permissão para também se ter acesso ao vídeo.




Por agora a Apple desactivou a funcionalidade de chamada em grupo, impedindo a utilização desta falha, com uma actualização prometida para os próximos dias. (Mais uma vez, a Apple deveria reconsiderar a sua opção de ter estas apps e serviços "presos" ao sistema, obrigando a uma actualização de sistema para corrigir falhas como esta; em vez de as disponibilizar como apps que pudessem ser actualizadas de forma independente através da App Store.)

3 comentários:

  1. Nem todos os bugs podem ser resolvidos directamente com updates às próprias apps pois as mesmas usam diversas frameworks e private frameworks do sistema, frameworks essas que podem ser responsáveis pelo bug em questão.

    ResponderEliminar
  2. Além disso, estes bugs são sempre uma boa desculpa para "obrigar" a quem não queria atualizar por alguma razão o iOS a fazê-lo...

    ResponderEliminar