A Samsung revelou o mais recente modelo da sua família de SSDs M.2 NVMe, o 970 EVO Plus, com capacidades até 2TB.
Os SSDs da Samsung têm sido modelos que têm conseguido conquistar o respeito dos utilizadores que procuram por desempenho acrescido para os seus computadores, e este novo 970 EVO Plus promete melhorias substanciais face ao 970 EVO que vem substituir.
O 970 EVO Plus pode atingir velocidades de 3.5GB/s em leitura sequencial e 3.3GB/s em escrita sequencial, com 620 e 560 mil IOPS para essas operações, respectivamente - sem esquecer que esses valores se reduzem drasticamente se se ultrapassar a cache SLC. É uma melhoria de mais de 50% face ao modelo anterior no que diz respeito à velocidade de escrita, e que o torna no novo modelo recomendado para quem estivesse a considerar a compra de um 970 EVO. (Se bem que neste fase de lançamento, chega com preços que se aproximam bastante dos 970 Pro - por exemplo, o 970 EVO Plus de 500GB está a 168 euros, face aos 125 euros do EVO normal e aos 174 euros do 970 Pro.)
Este SSD já está disponível em versões de 250GB, 500GB e 1TB, com a versão de 2TB a chegar em Abril. Para quem se preocupar com a longevidade, têm garantia para 5 anos ou até 1200 terabytes de dados escritos.
2019/01/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Para quem já tem um ssd Sata 950 Evo há vantagens reais e que se notem em uso normal ao fazer o upgrade para uma destas unidades?
ResponderEliminar950 ou 850? Seja como for, sendo um NVMe face a um SATA tens sempre vantagens significativas (podes espreitar os benchmarks no Anandtech no primeiro link no post, onde nas tabelas podes usar o 860 EVO como referência).
EliminarDito isto, não me parece que seja o tipo de upgrade que se deva fazer "só por fazer", especialmente se estiveres satisfeito com o nível de desempenho actual da tua máquina. Já no caso de estares a considerar montar uma máquina nova, ou tiveres situações em que consideres que é o SSD a limitar a máquina (e permitir a instalação de um NVMe)... assim pode ser algo a considerar, como forma de adiar um upgrade completo do sistema.