2019/01/21

Spotify vai deixar bloquear artistas


Depois de ter tentado não o fazer durante anos, o Spotify prepara-se finalmente para dar aos seus utilizadores e clientes a opção de bloquearem todas as músicas de artistas ou grupos específicos.

Embora a funcionalidade não tenha sido anunciada oficialmente e esteja apenas disponível para alguns beta testers, as recentes polémicas em torno de R. Kelly (depois de um documentário ter revelado um longo historial de abusos sexuais cometidos pelo artista ao longo das últimas décadas) parecem ter levado o Spotify a reconsiderar a sua opção de não deixar bloquear artistas.

Um pouco ao estilo do que o Facebook faz para não se centrar na negatividade (apenas com "likes" e não com "dislikes"), atá ao momento o Spotify disponibilizava apenas opções para se gostar de músicas e de "seguir" os artistas favoritos. Isto significava também que não havia qualquer forma fácil de um utilizador ou cliente dizer que não queria ouvir músicas de um determinado artista, a não ser passar para a música seguinte quando uma dessas músicas lhe aparecesse numa playlist qualquer.


Mas em breve, isso será bastante mais simples, permitindo bloquear os artistas que não se quiser ouvir; e com isso a ter prioridade sobre tudo o resto, mesmo que se tratassem de playlists pessoais. Depois de se bloquear um artista, a única forma de o voltarmos a ouvir no Spotify, em qualquer playlist, será desbloqueando-o. Existe no entanto uma excepção, que é se o artista estiver a fazer apenas uma participação numa música de outro artista. Nesse caso a música continuará a ser reproduzida como habitualmente.


... Deixo no ar a pergunta sobre se o Spotify disponibilizará publicamente uma lista do top 10 dos artistas mais bloqueados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)