2019/01/15

Teste de burn-in de OLEDs após 1 ano de utilização


Quem considera comprar um televisor OLED poderá ter algumas preocupações quanto ao efeito de burn-in / retenção de imagem, mas um teste que tem vindo a ser realizado há um ano mostra que não há motivos para ter receios... excepto nalguns casos particulares.

O site Rtings.com tem estado a fazer testes de longa duração com nove televisores, para avaliar o seu envelhecimento. O primeiro compara um televisor OLED com um LCD (IPS) e um LCD (VA), o segundo compara o efeito dos ecrãs OLED perante diferentes tipos de conteúdos.

Começando pelas boas notícias, quem vir conteúdos variados não tem qualquer motivo de preocupação para optar por um televisor OLED, já que mesmo após um ano de utilização o ecrã mantém a sua qualidade e luminosidade (curiosamente, os LCDs não resistiram tão bem neste último aspecto).

Dito isto, há situações onde os OLED mostram a sua desvantagem, que é no caso de se verem conteúdos que apresentem cores fortes sempre na mesma posição (como logotipos de canais) - como demonstrado na imagem inicial, do ecrã que tem estado permanentemente na CNN. Surpreendentemente, mesmo a nível de jogos, que também costumam ter conteúdos fixos no ecrã, os resultados são bastante bons.

... Ainda assim, considerando que estamos num momento em que se começa a falar de monitores OLED para PCs, vai ser interessante ver que tal estes se comportam..


4 comentários:

  1. Este problema já existir nos ecrãns Plasma que sempre foram considerados ter melhor qualidade de imagem que os LCD (e LED TV que para quem não está muito por dentro usa o LCD na mesma).
    Mas infelizmente os nossos canais de TV nacionais não querem saber deste problema, pois continuam a insistir em ter um logotipo berrante sempre na mesma posição.
    Tenho um plasma Panasonic de ultima geração que infelizmente passa muito tempo a mostrar estes logotipos, se fosse só por mim acabava já com o tempo de antena de todos os canais com logotipos berrantes.
    Já por mais que 1 vez tentei contactar alguns dos nossos canais a explicar o problema, que acontecia com CRT, Plasma e OLED que são as tecnologias que nos davam melhor qualidade de imagem mas não tive qualquer resposta.

    ResponderEliminar
  2. Já me tinha posto esta questão, e ainda não tinha resposta :) Se eram só os CRT que tinham este problema. boa informação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para não falar que os LCDs, embora não devessem sofrer deste mal... por vezes também sofrem: https://support.apple.com/en-gb/HT202580

      Eliminar
  3. Se repararem as TV que tiveram problemas foram os OLED e LCD da... LG. Numa das partes mostram os painéis da Samsung e estavam como antes.

    Em suma: Da LG sejam LCD ou OLED vão sempre dar problemas. .

    ResponderEliminar